Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Comunicados
14/02/2018

FEBRE AMARELA

FEBRE AMARELA

A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, não contagiosa, causada por um vírus. Os sintomas da doença são: febre, calafrios, dor de cabeça, dores pelo corpo, náusea e vomito. Pode ocorrer também icterícia (amarelo na pele) e sangramentos. O diagnóstico é feito através dos sintomas, provas de função hepática e renal, mas a confirmação é feita com o exame de sangue. Não existe tratamento específico, apenas sintomático com hospitalização, repouso e reposição de líquidos e perdas sanguíneas.
Atualmente, nas Américas, são conhecidos dois ciclos de transmissão do vírus da FA: um urbano, do tipo homem-mosquito-homem, no qual o Aedes aegypti é o principal vetor; e outro silvestre no qual diferentes espécies de mosquitos Haemagogus atuam como vetores e primatas (macacos) participam como hospedeiros.
Não há casos de ciclos urbanos no Brasil de Febre Amarela desde 1942, portanto, vacinam-se apenas as populações que vivem mais próximas às matas nativas. Mata nativa é diferente de terreno abandonado ou barranco com mato alto. 
É possível saber por onde o vírus está andando através das mortes dos macacos e proteger as pessoas das áreas afetadas. Então é importante não matar ou maltratar os macacos, eles indicam onde o vírus está. Eles são tão vítimas quanto nós.
Se você não mora próximo da mata nativa, o vírus só chegará a você se o ciclo urbano acontecer, lembrando que o ciclo urbano aconteceu apenas em 1942.
Portanto, não é preciso se afobar para tomar a vacina sem necessidade, pois, se isso ocorrer, os moradores das áreas das matas ficarão desprotegidos e corre o risco de ocorrer o ciclo urbano.
Se você quer realmente se proteger e colaborar com a cidade não permita que o mosquito Aedes procrie que além de evitar a febre amarela estará evitando a dengue, a Zika e o Chikungunya.
Em Laranjal Paulista a vacinação contra a febre amarela está na rotina desde o ano de 2009, ou seja, está no calendário de vacinação para todas as pessoas a partir das crianças aos 09 meses de idade. Ocorreu também campanha de intensificação de vacinação das pessoas na zona rural no ano de 2017. Portanto, a maioria dos laranjalenses estão vacinados e protegidos contra a febre amarela.
Importante! Não existe caso de febre amarela em Laranjal Paulista e nem na região.
Antes de irem até a sala de vacina, olhem a carteira de vacinação para ver se tem registro de dose de vacina de febre amarela. Se tiver você está protegido. Apenas se não tiver registro de dose de febre amarela você deve ir até a sala de vacina.
Nem todos os municípios tem indicação de vacinação da população geral. Alguns municípios tem indicação de vacina apenas para população de zona rural e outros não tem indicação de vacinação.