13/09/2017

Intercambio turístico entre Laranjal Paulista e a Secretaria de turismo do estado de São Paulo “TURISMO DO SABER” Alunos das escolas municipais visitam Mogi Mirim e Holambra

No dia 5 de Setembro, através de sorteios entre classes da 4ª e 5ª série da rede municipal, 40 alunos das escolas Quinzinho do Amaral, Profa. Mônica Beneton de Lara, Profa. Cecília Salto de Almeida, Profa. Iara Selma Bado e Profa. Isabel Alves Lima foram contemplados com a viagem “Turismo do Saber”, esta parceria, além de promover conhecimentos históricos das cidades visitadas, também serve para incentivar os futuros turistas que passam a deslumbrar o potencial desenvolvimento do turismo em nosso município, no estado e no Brasil.

O turismo representa hoje no estado de São Paulo 34% do PIB do estado.
Foi um passeio muito agradável, na cidade de Mogi Mirim fizeram um passeio no passado da “Revolução Constitucionalista de 1932” que hoje originou o feriado estadual de 09 de Julho. Mogi Mirim foi ponto estratégico da batalha em favor de São Paulo e passou a fazer parte da História do Brasil. Visitaram a antiga base aérea, de onde partiam aviões de batalha e onde alguns foram abatidos também, visitaram a antiga estação ferroviária, hoje abriga o um centro cultural e a parte mais esperada pelas crianças visitaram um “BUNKER” usado de esconderijo para os soldados e abrigo de mantimentos durante a batalha, único ainda preservado no estado de São Paulo, todos puderam adentrar no BUNKER e tirar fotos. Tiveram ainda contato direto com alguns objetos e armamentos da ocasião da batalha, hoje no museu Centro Cultural, que abriga também a Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi Mirim. As visitas foram acompanhadas pelo turismólogo Ed Alípio, o presidente do Comtur Sr. Sebastião Zoli, o secretário de cultura e turismo Sr. Marcos Dias, representou o secretário de segurança pública o Comandante da GCM Sr. Paulo, membros do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra, entre outros da equipe da secretaria.

Holambra cidade das Flores, fomos recepcionados pela Diretora de Turismo Sra. Alessandra, pelo membro do Comtur Sr. Gilberto, o qual nos acompanhou na visita do moinho e nos proporcionou um passeio fantástico por todos os andares do moinho ele nos conta a história do imponente moinho de Holambra, de onde originou e porque da construção dos moinhos. Em seguida o agradabilíssimo Holandês naturalizado brasileiro o Sr. João, que nos fez viajar na sua história e de sua família que iniciaram a colônia, que hoje é chamada de Holambra “A Cidade das Flores” e para finalizar, o guia turístico nos levou em uma fazenda de produção de flores e no principal mercado de venda de flores. Não podemos esquecer no saboroso almoço que fizemos no Restaurante Madurodam.
Com a parceria de Ana Cristina da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo que nos enviou os ônibus com o roteiro, Sr. Geraldo Alkmin Governo do Estado, Sr. Alcides de Moura Campos Prefeito Municipal de Laranjal Paulista, Sra. Claudélia Mantovani Secretária de Educação, Sr. Fúlvio Scarme Secretário de Cultura e Turismo e Sr. Luiz Dias presidente do Comtur, as crianças fizeram esta agradável viagem “Turismo do Saber”.

Esta mesma parceria, (com a exceção da secretaria de educação) levou também no dia 30 de Agosto 40 integrantes da Melhor e Terceira Idade, para as cidades de Serra Negra e Pedreira no “Turismo Melhor Viagem”.