02/07/2018

Participe da campanha "Julho Amarelo" e faça o teste de Hepatite C

FAÇA O TESTE DE HEPATITE C

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal DST/AIDS, realizará a “Campanha Julho Amarelo”, a qual visa conscientizar a população acerca da importância de prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais. As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.
Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que é comemorado em 28 de Julho. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E).

Durante o mês de julho, todas as unidades de saúde do nosso município, que já realizam os testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites, intensificarão a testagem para hepatite C com foco nos maiores de 40 anos de idade.

O grande desafio, principalmente na população desta faixa etária é o diagnóstico da doença. Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas. Essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não saber que são portadoras do vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

PROCURE UMA UNIDADE DE SAUDE E FAÇA SEU TESTE.