Últimas notícias 15/03/2019: 1ª FEIRA DA LUA
31/05/2018

1ª Semana Literária em Laranjal Paulista

A prefeitura de Laranjal Paulista, através das Secretaria Municipal da Educação e da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, na pessoa do Sr. Reynaldo Luiz Torre Francisco Damazio, realizou a 1ª Semana Literária nos dias 22 a 26 de maio, no salão de eventos do Ferroviário Futebol Clube.

O evento contou com exposição em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, realizada pelos alunos da educação básica municipal e da APAE de Laranjal Paulista, o qual foi visitado pelos alunos da rede municipal, estadual, particular e por munícipes. O evento ofereceu apresentações de teatro e dança realizadas pelos nossos alunos, que ocorreram nos períodos da manhã e tarde. No período da noite contou com palestras sendo:

• Dia 22 de maio, abertura, com a presença da escritora laranjalense Gerusa Zelnys, palestrando “Da Escrita Criativa à Escrita Curativa”;

• Dia 23 de maio, a escritora Ana Estaregui palestrou “Caminhos da Literatura e da Arte”;

• Dia 24 de maio, o crítico literário Reynaldo Luiz Torre Francisco Damazio esteve na Estação Cultura & Turismo, no período da tarde, palestrando o tema “Como Editar Livros”, juntando escritores laranjalenses e comunidade interessada em literatura. No período noturno, recebemos a visita do ator João Acaiabe, o “Tio Barnabé do Sítio do Pica Pau Amarelo”, com a palestra “História de Todos os Tempos”;

• No dia 25 de maio, a presença da prefeita da cidade de Monteiro Lobato, Sra. Daniela de Cassia Santos Brito, e do idealizador do Festival Literário Infantil de Monteiro Lobato, Sr. André Barreto, mais a apresentação do “Teatro da Emílias de Monteiro Lobato”, foram cancelados no que concerne a atual situação de nosso país. No período noturno ocorreram palestras de Marcelino Juvencio Freire com “Da Fala à Ficção” e de Jean Garfunkel, com “Poemas e Canções”;

• No dia 26 de maio aconteceu o encerramento, no Largo São João, com a apresentação dos alunos da APAE de Laranjal Paulista e palestra com a escritora Penélope Alessandra Martins, com “Narração de Histórias e Sarau”.

O evento contou também com o apoio da Prefeitura de Monteiro Lobato, do Governo do Estado de São Paulo, da Roma Jensen Brinquedos, do Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato de Tatuapé e do Ferroviário Futebol Clube, em nome do Sr. Paulo Barbieri, presidente do clube, e demais diretores e funcionários.