Portal Coronavírus
  • Regras

21/05/2020

BOLETIM CORONAVÍRUS - 21/05/2020

Laranjal Paulista é uma das cidades do país que mais oferecem testes rápidos para coronavírus, em proporção à sua quantidade de habitantes. Nos primeiros 30 dias, desde o surgimento do primeiro caso na cidade, só puderam ser feitos 18 exames. E por quê? Porque o Ministério da Saúde determinou que os exames só poderiam ser realizados em pacientes em estado grave, em situação de internação hospitalar. O que a Prefeitura de Laranjal Paulista fez? Adquiriu 2.000 testes rápidos. E nos últimos 7 dias, 473 pessoas foram testadas. E por que ampliar a testagem é importante? Primeiro, para oferecer segurança aos profissionais da linha de frente que precisam seguir trabalhando, também para as pessoas que tem doenças crônicas como diabetes, por exemplo. Além disso para poder mapear a doença, visando não só a saúde da população, mas também a retomada gradual e segura das atividades produtivas normais. A ideia é oferecer um estudo epidemiológico para que a justiça possa permitir a retomada da flexibilização, tão importante para que as pessoas possam colocar comida na mesa das suas famílias.

O número de casos cresceu? Cresceu! Por quê? Porque o número de testes cresceu muito! Há motivo para pânico? Nenhum motivo! Justamente porque a taxa de pacientes com exames positivos é muito baixa. Até ontem era de 4%, hoje caiu para 3,1%.

Quarenta boletins depois do primeiro suspeito, temos 20 casos confirmados, 9 pacientes curados, 9 pacientes em recuperação e 2 óbitos. Outros 2 pacientes aguardam resultado, ambos seguem internados na Santa Casa e os quadros são estáveis.

Todos os casos confirmados estão sendo monitorados por uma equipe médica. Seguem em isolamento e receberam todas as informações acerca do protocolo. A Vigilância Epidemiológica acompanha-os diariamente e está a inteira disposição para auxiliar a qualquer momento.

Cabe ressaltar que o distanciamento social, etiqueta de higiene adequada e o uso de máscaras de proteção continuam fundamentais para evitar o COVID-19. Vai passar. Por isso, trabalhamos dia e noite, com muito cuidado, prudência e dedicação.