27/06/2018

CRAS Vila Zalla realiza Reunião Sócio-Educativa com beneficiários do programa "Renda Cidadã"

O Centro de Referência de Assistência Social – “CRAS Vila Zalla”, na ultima segunda-feira, 25 de junho, realizou uma reunião sócio educativa para os beneficiários do Programa Estadual Renda Cidadã. Estiveram presentes 75 beneficiários, sob a coordenação do técnico responsável, o psicólogo José Roberto de Oliveira.

O encontro teve como tema “Nunca é tarde para recomeçar os estudos” tendo objetivo orientar os beneficiários a importância de retomar os estudos, independente da idade, para ilustrar o tema inserimos vídeos e rodas de conversas para conscientizar os beneficiários.

O Programa Renda Cidadã é um programa social de transferência de renda, de concessão temporária para famílias com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo nacional. O objetivo é promover ações complementares e conceder apoio financeiro temporário direto à família, visando a autossustentação e a melhoria na qualidade de vida da família beneficiária do programa. O beneficiário recebe um valor de R$ 80,00/mês, por no máximo, 36 meses. Cabe ao município desenvolver ações complementares com os beneficiários - são atividades organizadas e regulares, de iniciativa pública e/ou privada com a função de ampliar a oportunidade de desenvolvimento de proteção e de inclusão social que, somadas à transferência de renda, favorecem o desenvolvimento da automonia dos beneficiários como: serviço socioeducativo e apoio à formação e capacitação: esta ação tem por objetivo promover a formação e/ou educação socioprofissional para o trabalho coletivo ou individual.

Os beneficiários para inserção (e respectivas quantidades) são elegidos pelo Cadastro Único e não à critério da gestão municipal. O município não possui autonomia de escolher as famílias. Por isso a importância de efetuar o Cadastro Único e/ou mantê-lo sempre atualizado.

Para se informar e saber mais sobre esse e outros programas sociais, procure o CRAS mais próximo do seu bairro:
CRAS “Vila Zalla” – Rua Bartolomeu de Gusmão, nº 15, Bairro Centro. Tel (15) 3283.4347.
CRAS “Vó Carola” – Rua Satyro Rodrigues Alves, nº 300, Bairro da Ponte. Tel. (15) 3283.7892.