04/09/2018

CRAS “VÓ CAROLA” realiza reunião sócioeducativa com beneficiários do programa renda cidadã

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou na última sexta-feira, 31 de agosto de 2018, uma reunião socioeducativa para os beneficiários do Programa Estadual “Renda Cidadã”. Estiveram presentes 41 beneficiários, os quais estiveram sob coordenação dos técnicos responsáveis pelo CRAS.

O referido encontro teve como tema “Alimentação Saudável” ministrada pela nutricionista Ana Lúcia Taraborelli, a qual tratou de assuntos como a importância de uma alimentação saudável, substituição de produtos industrializados por produtos orgânicos e seus benefícios no que diz respeito ao aumento na qualidade de vida.

O referido encontro foi um sucesso e ao final do mesmo todos os participantes se reuniram num café da manhã e após foram presenteados com mudas de ervas aromáticas.

O Programa Renda Cidadã é um programa social de transferência de renda, de concessão temporária para famílias com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo nacional. O objetivo é promover ações complementares e conceder apoio financeiro temporário direto à família, visando a autossustentação e a melhoria na qualidade de vida da família beneficiária do programa. O beneficiário recebe um valor de R$ 80,00/mês, por no máximo, 36 meses. Cabe ao município desenvolver ações complementares com os beneficiários. São atividades organizadas e regulares, de iniciativa pública e/ou privada com a função de ampliar a oportunidade de desenvolvimento de proteção e de inclusão social que, somadas à transferência de renda, favorecem o desenvolvimento da autonomia dos beneficiários como: serviço socioeducativo e apoio à formação e capacitação: esta ação tem por objetivo promover a formação e/ou educação socioprofissional para o trabalho coletivo ou individual.

Os beneficiários para inserção (e respectivas quantidades) são eleitos pelo Cadastro Único e não a critério da gestão municipal. O município não possui autonomia de escolher as famílias. Por isso a importância de efetuar o Cadastro Único e/ou mantê-lo sempre atualizado.

Para se informar e saber mais sobre esse e outros programas sociais, procure o CRAS mais próximo do seu bairro:

CRAS “Vila Zalla” – Rua Bartolomeu de Gusmão, nº 15, Bairro Centro. Tel (15) 3283.4347.

CRAS “Vó Carola” – Rua Satyro Rodrigues Alves, nº 300, Bairro da Ponte. Tel. (15) 3283.7892.