Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Notícias
09/08/2019
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Laranjal Paulista participa de evento da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes

FREPADI é coordenada pelo deputado estadual Fernando Cury

A secretária da Saúde, Marlene Gazonato, acompanhada da coordenadora da pasta, Regina Geraldi, e dos coordenadores do Instituto Alpha de Medicina para Saúde, Stefano Pessa e Camila Cica, estiveram nesta terça-feira, 6, em São Paulo, onde participaram do lançamento da segunda etapa da FREPADI - Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, coordenada pelo Deputado Estadual Fernando Cury.

Criada em junho de 2015, no início do primeiro ano de mandato do deputado, a FREPADI foi idealizada com o objetivo de realizar um trabalho de conscientização e prevenção da doença, além de fomentar a discussão de políticas públicas sobre o tema.

Quatro anos após o seu lançamento, a FREPADI se renova e conta hoje com a adesão de 67 deputados, com 5 projetos de leis propostos, 2 leis aprovadas e sancionadas e mais de 5 mil km rodados com a Caravana Azul, com informações a discussões sobre políticas públicas portadores de diabetes e cerca de 350 mil pessoas impactadas.

“A prevenção do diabetes está associada, dentre outros fatores, à prevenção da obesidade e diminuição do consumo de carboidratos, principalmente o açúcar”, disse o deputado Fernando Cury. “Proporcionar às crianças uma merenda com alimentos diferenciados evita que uma alimentação inadequada agrave o seu estado de saúde e venha a colaborar com o descontrole da taxa glicêmica, que acarreta diversas complica-ções graves em seu quadro de saúde”.

Estiveram presentes ao evento realizado na Assembleia Legislativa do Estado, deputados e autoridades médicas, especialistas em Diabetes do Hospital das Clínicas e da Faculdade Paulista de Medicina, reperesentantes de associações de portadores de diabetes e outros cuja experiência na área foi exposta para todos os presentes.

Inúmeros municípios se fizeram representar e a FREPADI segue agora com ainda mais força, já que passou a contar com a adesão e participação dos especialistas envolvidos no evento.

Projetos de Lei

Fernando Cury é autor de 5 projetos de lei que beneficiam os diabéticos e, dois deles já se tornaram leis:

- Lei 16.576/2017 - que instituiu a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes, entre os dias 8 e 14 de novembro, ação que visa chamar a atenção para as informações e a importância do diag-nóstico precoce da doença, promoção de eventos de conscientização e oferta de testes de glicemia capilar, medição da pressão arterial, orientação para uma alimentação mais saudável, benefícios das atividades físicas e outras;

- Lei 17.119/2019 - que assegura aos alunos diabéticos da rede estadual de ensino um cardápio de alimen-tar escolar especial na merenda escolar, adaptado às suas necessidades de saúde.