Portal Coronavírus
  • Ações
  • Regras

22/03/2021

Laranjal Paulista passa a ter um centro de atendimento exclusivo para pacientes com coronavírus

Laranjal Paulista terá a partir de 22 de março um centro de atendimento exclusivo para pacientes com coronavírus. A medida foi anunciada no domingo, 21, pelo prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior que decidiu antecipar parte das ações previstas para serem divulgadas nesta segunda-feira, 22, e vem mesmo de casa coordenando as medidas emergenciais de contenção ao coronavírus.
O atendimento será realizado no prédio que hoje abriga a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, adaptado para atender às demandas da saúde. A ideia é separar o atendimento do CSII, para pacientes com outras enfermidades, e ampliar a capacidade para os suspeitos com COVID-19. A estratégia é criar um eixo logístico que compreende o CSII – Posto de Saúde Central, o Ambulatório COVID, o Ginásio de Esportes que vem servindo de espaço para a vacinação e o Laboratório Municipal. Todos funcionando na mesma quadra e trabalhando de maneira integrada para acelerar todos os processos: coleta de exame, agilização dos resultados, início do tratamento precoce – tudo para minimizar os casos e internação diante da ocupação máxima dos leitos ambulatoriais e de UTI, tanto no município quanto na região.
Os servidores do setor passaram todo o final de semana trabalhando para adaptar o espaço.
Dr. Alcides também enviou 10 concentradores e mais 9 cilindros de oxigênio para Santa Casa, para suprir à crescente demanda e também duplicou o número de médicos para atendimento ao coronavírus. Também determinou a ampliação dos kits de tratamento precoce que já há um ano vem sendo distribuído pelo município de maneira gratuita de acordo com a avaliação médica e necessidade de cada paciente. “Iremos, logo pela manhã, acionar o Ministério Público contra o aumento abusivo de até 400% nos medicamentos, suprimentos e equipamentos necessários no tratamento contra o coronavírus. Outras medidas importantes serão anunciadas nesta segunda-feira. Mas, o fundamental e mais importante, neste momento, é contar com o apoio da população para minimizar a contaminação que tem causado óbitos todos os dias e uma situação de colapso do sistema público e particular de saúde”, argumentou.