Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Notícias
07/06/2019
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Laranjal Paulista representa o estado na final nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor

Depois de ser a grande vencedora em São Paulo, Laranjal Paulista foi uma das protagonistas em Brasília da final nacional da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A solenidade aconteceu na sede do Sebrae, na capital federal, na noite desta quarta-feira, 5. O prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior esteve presente representando o estado. 

O prêmio foi instituído em 2001. Ao longo dessa história foram inscritos quase 10 mil projetos, com 918 vencedores estaduais e 94 premiados nacionalmente. Laranjal Paulista hoje faz parte desse seleto grupo, tendo sido a primeira colocada em São Paulo na categoria “Pequenos Negócios no Campo” e figurando entre os 51 melhores projetos em nível nacional, entre as 5.570 municípios brasileiros, superando inclusive cidades de grande porte, incluído as capitais e sedes de regiões metropolitanas. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados, sendo que 1.130 foram habilitados. Na etapa estadual, foram 160 vencedores.

Para se chegar aos finalistas, uma comissão formada por funcionários do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores estaduais. Os 51 projetos com maiores notas foram submetidos à comissão julgadora nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas nos pequenos negócios. Todas as avaliações foram realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria.

Um dos destaques da solenidade de premiação foi a homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi também prefeito de Belo Horizonte entre 1941 e 1945. Sua filha Maria Estela Kubitscheck Lopes, e o presidente da Casa de JK, Serafim Jardim, receberam uma placa comemorativa. “O crescimento econômico do país passa pelas cidades. E o conseqüente crescimento das cidades passa, fundamentalmente, pelo crescimento do ambiente de negócios desse segmento, que é o fomentado pelo pequeno empreendedor. Portanto, esses prefeitos estão de parabéns por sua contribuição inestimável para o país”, lembrou Maria Estela. 

Já o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, usou dados oficiais do Ministério da Economia, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

“O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma homenagem aos dirigentes municipais pelo apoio aos pequenos negócios. Sabemos o quanto essa valorização é muito importante, porque os pequenos negócios são hoje a mola propulsora da economia, representam 72,3% do total de empregos gerados em abril, em todo o país. Estamos falando de 93,7 mil postos de trabalho formais”, explicou.

Dr. Alcides fez questão de dividir o prêmio com toda equipe, servidores municipais e os pequenos produtores rurais de Laranjal Paulista. “O empreendedorismo faz parte da nossa história, seja na agricultura, na indústria cerâmica, na produção de brinquedos e confecções, no próprio comércio. Essa premiação faz justiça à saga do povo laranjalense que é criativo, trabalhador e empreendedor por excelência. Essa é uma noite memorável, em que nossa cidade está sendo reverenciada e reconhecida pela qualidade de gestão e pela competência. Sinal que vivemos um novo momento e de que estamos no caminho certo. Vem muito mais trabalho e conquistas pela frente”, finalizou.