Portal Coronavírus
  • Ações
  • Regras

17/07/2020

Laranjal Paulista terá nova frente para realização de exames do novo coronavírus, na modalidade RT-PCR (swab)

Laranjal Paulista terá a partir de agora uma nova frente para realização de exames do novo coronavírus, na modalidade RT-PCR (swab). O prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior acaba de assinar um convênio com o Hospital das Clínicas de Botucatu para ampliar ainda mais a cobertura no município. Até então, todos os exames nessa modalidade, para pacientes nos primeiros dias de sintomas da doença, eram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, que não vem conseguindo atender à enorme demanda do estado e demorando demais na entrega dos resultados. A fila de espera tem 15 mil testes aguardando a análise.

A solenidade aconteceu na última quinta-feira, 16, no salão nobre da própria faculdade de medicina e reuniu 12 prefeitos do Polo Cuesta, o diretor-presidente da FAMESP, Dr. Antônio Rugulo Júnior, e o superintendente do Hospital, André Luis Balbi.

Por ser médico, Dr. Alcides foi convidado para celebrar a assinatura do convênio e fez um breve pronunciamento em nome dos gestores municipais. “Estamos dando mais um passo nessa longa caminhada, nessa verdadeira batalha que estamos travando todos os dias, contra a Covid-19. Quanto mais exames oferecidos, melhor conseguiremos acompanhar o comportamento do vírus em nosso município, e adotar estratégias pontuais, dia a dia, semana a semana. Cabe ressaltar que o teste rápido detecta o vírus após o 9º dia de contágio, enquanto que o PCR do 3º ao 6º dia. Com essas duas modalidades, é possível ter maior controle da doença. A agilidade dos resultados é extremamente importante, pois, colocando o paciente positivo em isolamento e testando também seus familiares e comunicantes, interrompe-se a cadeia de transmissão do vírus. Essa é uma estratégia que vem se mostrando muito exitosa, até porque os pacientes sintomáticos e identificados como portadores do coronavírus podem ser tratados logo no início, o que na maioria dos casos, impede a evolução da doença. Laranjal Paulista está agindo de maneira preventiva, detectando precocemente, para podermos salvar ainda mais vidas”, argumentou.