Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Notícias
29/07/2019
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Municípios assinam protocolo de intenções para implantação do trem turístico

Municípios assinam protocolo de intenções para implantação do trem turístico
Reunião aconteceu em Laranjal Paulista e reuniu representantes de 9 cidades da região

Laranjal Paulista foi a cidade escolhida para sediar uma reunião histórica. Nesta quinta-feira, representantes de 9 município da região assinaram um protocolo de intenções para a constituição de um consórcio municipal para implantação do trem turístico cultural. Prefeitos, vereadores, secretários municipais e assessores de Sorocaba, Iperó, Boituva, Cerquilho, Jumirim, Pereiras, Conchas, Botucatu, além de Laranjal Paulista, participaram no encontro na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A estratégia é obter autorização dos órgãos governamentais e da própria concessionária da ferrovia, para que seja possível explorar o trecho da antiga linha-tronco da Estrada de Ferro Sorocabana, com a implantação de um trem de passageiros de caráter turístico e cultural. 

A explanação técnica sobre o projeto esteve a cargo de Márcio Anis Mattar Assad, que já atua no segmento há mais de 40 anos. Durante o encontro foram ressaltadas a importância dessa iniciativa e explanados os desdobramentos positivos, principalmente no incremento na atividade turística, agregando ainda o resgate da história do tropeirismo. 

Também estiveram presentes os representantes de entidade preservacionista de Botucatu, que é legalmente constituída, está em pleno funcionamento e colocou-se à disposição para prestar colaboração no que for possível, fornecendo até mesmo recursos humanos e materiais integrantes de seu patrimônio