15/03/2019

Mutirão de Limpeza contra o Aedes aegpty começa na segunda-feira

Laranjal Paulista prepara-se para uma grande mobilização contra o Aedes aegpty. A Prefeitura realiza, a partir de segunda-feira, 18, uma grande mobilização com ação integrada entre diversas secretarias e departamentos, para exterminar os locais que possam servir de criadouro para o mosquito que, além da Dengue, transmite também Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

O Mutirão da Limpeza começará justamente pela Vila Zalla, onde técnicos da Vigilância Epidemiológica, detectaram maior incidência de densidade larvária. Em seguida, o trabalho será realizado em outros bairros do município, inclusive nos distritos de Laras e Maristela.

A situação no município é considerada tranqüila. Somente um caso de dengue, importado, ou seja, contraído em outra cidade, foi notificado em 2019. Nenhum caso de Zika e Chikungunya foi registrado.

Porém, é preciso evitar a infestação de mosquitos e isso só é possível com apoio da população. De fato, os cidadãos serão protagonistas dessa ação. É necessário que cada laranjalense retire de suas casas e terrenos objetos que possam acumular água, como latas, garrafas, lonas e pneus, por exemplo. Esses materiais devem ser colocados nas calçadas, durante a próxima semana, entre os dias 18 e 22 de março, para que o caminhão da Prefeitura possa fazer a coleta. “É importante lembrar que se trata de uma ação especifica. Não serão recolhidos móveis, galhos, entulhos de construções e outros materiais que não acumulem água. Contamos com o apoio das pessoas também nesse sentido”, argumentou o secretário municipal de Serviços Públicos, José Paes Barbosa.

O prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior fez um apelo à população para que participe do Mutirão da Limpeza. “Muitas cidades do estado de São Paulo, inclusive da nossa região, vem sofrendo com epidemias. Temos que garantir que essas doenças, realmente perigosas, que podem até levar a óbito, fiquem longe da nossa cidade e para isso é preciso acabar com os criadouros do mosquito transmissor. Contamos com a colaboração e o apoio da população para que possamos realizar uma mobilização efetiva que gere resultados positivos para toda nossa comunidade”, finalizou.

Trabalho integrado

O Mutirão da Limpeza será realizado de maneira integrada por diversos setores da administração municipal. A Secretaria de Serviços Públicos será responsável por disponibilizar caminhão, retroescavadeira e funcionários para coleta dos objetos; a Secretaria do Meio Ambiente cuidará da capinação e limpeza dos locais públicos, além de também auxiliar no transporte do material coletado; a Secretaria da Saúde, através da equipe de Controle de Vetores, realizará panfletagem e trabalho de orientação e conscientização dos moradores, divulgação que também será repercutida pela Secretaria de Educação, junto aos alunos da rede pública municipal, e também pela Secretaria de Promoção Social, junto aos cidadãos assistidos pelos projetos dos CRAS e Espaço Amigo. Por fim, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, por meio do Departamento de Fiscalização, fará vistorias e autuações para coibir a presença de entulhos, mato alto e sujeira em terrenos particulares.