23/08/2018

O sinal analógico de televisão será desligado em Laranjal Paulista

O sinal analógico de TV em Laranjal Paulista será desligado em 28 de novembro de 2018 e a partir desta data, passará a contar exclusivamente com o sinal digital.

O sinal digital de televisão permite imagem mais nítida, som de melhor qualidade, sinal sem ruídos e interferências. Além de abrir espaço para a expansão da rede de conexão de internet de quarta geração (4G), pois com o desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet mais rápida possa ser expandida por todo o país.

Para que laranjalenses possam continuar assistindo a programação dos canais abertos de televisão é preciso que o local esteja preparado para receber o sinal digital. O primeiro passo para receber o sinal digital é ter uma antena, seja ela externa, interna ou coletiva, que receba sinal UHF.

Além disso é preciso que televisão possa decodificar o sinal digital. As televisões de LED, LCD ou Plasma com o selo DTV, independentemente do ano de fabricação estão prontas para o sinal digital de TV. Os equipamentos de televisão de LED, LCD ou Plasma sem o selo DTV que são fabricadas após 2010 provavelmente estão aptas para receber o sinal, no entanto é mais indicado que seja consultado o manual do equipamento.

E, nos casos, em que a televisão é de tubo, independente do ano de fabricação, ela não é digital. Neste caso é preciso adquirir um conversor de sinal digital para continuar tendo acesso ao sinal de canais abertos. Para as famílias de baixa renda e beneficiárias de programas sociais do Governo Federal é possível receber gratuitamente um kit, contendo antena, conversor e controle remoto, através da entidade Seja Digital.

Distribuição de kits gratuitos:

Quem é atendido por algum programa social (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Renda Cidadã, Ação Jovem, Vivaleite, entre outros) pode receber gratuitamente um kit contendo antena, conversor de sinal digital e controle remoto. Para consultar se tem direito ao kit, a população deve acessar site do Seja Digital (ou pelo aplicativo de smartphone) ou ligar para o número 147 e informar o número do CPF, NIS ou PIS. www.sejadigital.com.br

Ao informar o número de algum dos documentos acima, você verificará se tem direito a um kit gratuito. Na sequencia, aparecerá a opção para escolher o local da retirada de seu kit (agência dos Correios de Laranjal Paulista), dia e horário para agendamento.

O que é NIS?

NIS é a sigla de Número de Identificação Social. Toda pessoa cadastrada em algum Programa Social do Governo Federal possui um NIS. Este número está localizado no cartão PIS/PASEP, na Carteira de Trabalho, no extrato FGTS, no Cartão Bolsa Família ou no Cartão Cidadão. Quem não sabe se tem ou perdeu o número pode fazer a consulta pelo telefone 0800.707.2003. Este é o número de atendimento ao público do Ministério do Desenvolvimento Social e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Portanto, se você já é beneficiário de algum programa social, certamente possui o NIS (Número de Identificação Social). O NIS (ou Cadastro Único) é inscrição obrigatória para solicitação do kit. Caso não tenha NIS / Cadastro Único procure um dos CRAS ou a Secretaria de Promoção Social de Laranjal Paulista para cadastrar-se.

As ligações para o 147 são gratuitas e podem ser feitas a partir de um telefone fixo ou celular.