Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Notícias
02/08/2019
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Prefeitura de Laranjal Paulista encaminha moradores em situação de rua para suas famílias, atendimento médico e clínicas de recuperação

Muito além do abrigo, 64,7% dos moradores em situação de rua estão em processo de ressocialização
Prefeitura de Laranjal Paulista realiza encaminhamento para famílias, atendimento médico e clínicas de recuperação de álcool e drogas

Oferecer abrigo e alimentação para quem vive em situação de rua, durante o período de inverno, é algo realmente muito especial. Mas, quem acha que o trabalho é só esse, está muito enganado. A Prefeitura de Laranjal Paulista foi além da noite de sono e do prato de comida e aprofundou a amplitude social dessa ação, conseguindo, de fato, dar novas perspectivas de vida a boa parte dos acolhidos. 

Encerrado o mês de julho, os primeiros dados acabam de ser contabilizados. Ao todo, 17 pessoas passaram pelo Ginásio “Anízio Garpelli” ao longo desses 25 dias. Todos foram abordados pela assistência social que realizou entrevista particular, identificando local de moradia, origem, histórico familiar e avaliação médica preliminar. Desse total, 5 pessoas foram encaminhadas para as suas cidades de origem e estão junto de suas famílias, 3 foram para tratamento médico outros 3 para clínicas relacionadas à recuperação do uso de álcool e drogas, e outros 6 não aceitaram tratamento ou encaminhamento. Ou seja, 64,7% já estão em processo de ressocialização. 

O secretário de Promoção Social e Política Habitacional, Reinaldo Contó, explica que muitas dessas pessoas ainda preferem permanecer em situação de rua e esse direito é assegurado pela Constituição Federal e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. “A liberdade de locomoção é um direito fundamental. Inclui ingressar, sair, permanecer e se locomover no território brasileiro, de acordo com sua vontade. Portanto nesse caso, nossa ação limita-se à vontade do assistido”, argumenta.

A partir de hoje encerra-se o período de férias das equipes que utilizam o ginásio e as atividades regulares serão retomadas. Mas, o acolhimento continuará durante todo o período de inverno, com o alojamento funcionando nos vestiários do complexo esportivo. 

O prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior compareceu pessoalmente na noite desta quarta-feira, 31, para conferir as novas instalações, assim como fez no início do projeto. Ele solicitou também que as abordagens e tentativas de encaminhamento juntos às famílias sejam mantidas nos próximos meses, pelas equipes da Secretaria de Promoção Social. “Queremos agradecer de coração à generosidade dos atletas que muitas vezes, abriram mão de suas atividades, de seus momentos de lazer, e prolongaram o período de recesso, para estender a mão ao próximo nesse momento de necessidade. Pensar no semelhante com amor e solidariedade é um gesto nobre. Nossa profunda gratidão. Também queremos agradecer a Acel (Associação Criança Esperança Laranjalense) que nesse período se irmanou ao nosso projeto e forneceu a alimentação para os assistidos. Foi uma ajuda inestimável. Nesta quinta e sexta-feira, O TLC, grupo de jovens da Igreja Católica, cuidará do jantar e, em seguida, o próprio município se responsabilizará pelas refeições”, finalizou.