Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Notícias
29/01/2019
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Prefeitura de Laranjal Paulista inicia prestação de contas à População

A Prefeitura de Laranjal Paulista realiza a partir desta semana a sua prestação de contas anual à população. Trata-se de um procedimento habitual determinado pelo prefeito Dr. Alcides de Campos Junior, desde o início do seu mandato. O objetivo é democratizar o acesso à informação e levar absoluta transparência sobre os atos e realizações da atual gestão.

A ideia é disseminar informações relevantes, algumas ainda desconhecidas dos cidadãos, por meio de diversos veículos de comunicação, como rádio, jornal e internet. Está previsto ainda um hot site onde o laranjalense poderá consultar item a item e pesquisar dados relevantes.

O assunto foi tema da primeira reunião do secretariado municipal este ano. Os responsáveis por cada pasta receberam como missão listar 10 principais realizações por setor. O foco será uma retrospectiva do ano passado e o tema será: “2018 um ano de conquistas”. “De fato foi um ano muito importante e de muitas realizações, todos os secretários tiveram imensa dificuldade para escolher apenas 10 itens. Se os desafios têm sido muito grandes os resultados também. Por isso, é tão importante prestar contas à nossa cidade”, explicou a secretária de Saúde, Marlene Gazonato. 

Já Dr. Alcides, lembrou que a publicidade é um dos princípios da administração pública, ao lado da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência. “O exercício público exige um ritmo de trabalho bastante acelerado. Muitas coisas acontecem, mas nem sempre há tempo hábil para comunicar tudo que vem sendo feito, por isso, incluímos ainda algumas conquistas importantes de 2017. E é bastante coisa. É importante salientar ainda que estamos gerindo o orçamento, formado pelos impostos que as pessoas pagam com muito esforço e dificuldade. É nossa obrigação prestar contas, de maneira efetiva e detalhada”, argumenta. 

Ainda sobre o orçamento, o prefeito lembrou que Laranjal Paulista tem hoje como modelo de gestão as prioridades elencadas pela própria população. As peças orçamentárias, como o PPA (Plano PluriAnual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual) refletem fielmente esse panorama. Os três setores que mais receberam e receberão investimentos são, respectivamente, Saúde, Educação e Infraestrutura. 

A Saúde terá este ano o maior investimento de toda história: quase R$ 23 milhões, o equivalente a 30% do orçamento, o dobro do preconizado por lei. O município de Curitiba, tido como referência para todo país, investe, por exemplo, 22% no setor. 

A segunda área com mais recursos será a Educação, com 25% do total. Em terceiro, vem a Infraestrutura com 11% do Orçamento de 2019, que tem previsão total de R$ 87,9 milhões. “Queremos que a população aproveite essa oportunidade para se interar, conhecer um pouco mais do trabalho que estamos realizando e, claro, também para sugerir novos investimentos e aplicações. Afinal, o cidadão é o protagonista do nosso governo. Nossa missão é dar voz às suas necessidades e melhorar nosso município a cada dia”, finalizou.

Prefeitura de Laranjal Paulista inicia prestação de contas à População