Portal Coronavírus
  • Ações
  • Regras

08/05/2020

Prefeitura de Laranjal Paulista realiza mobilização social para enfrentamento ao COVID-19

Cestas de alimentos, leite, benefícios, máscaras, álcool 70% e isenção de tarifas fazem parte do programa

Laranjal Paulista iniciou esta semana a distribuição de 1.733 cestas de alimentos às famílias que mais precisam. Trata-se de uma ação conjunta entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Política Habitacional, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, e também da iniciativa privada que contribuiu com a doação de suprimentos.

As famílias atendidas figuram como as de maior vulnerabilidade social do município, com base no Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS 2018, inscritas no CadÚnico e nos atendimentos realizados pela Secretaria de Promoção Social.

Essa é uma das ações da Prefeitura de Laranjal Paulista no combate aos efeitos sociais causados pela pandemia do COVID-19, que se refletiram no aumento expressivo da demanda atendida pelo setor social durante esse período.

Além dos alimentos, outros programas sociais foram intensificados por ambas as esferas de governo neste período de combate à pandemia como auxilio emergencial do Governo Federal, distribuição de leite, tarifa social e energia elétrica e outros. Além das 1.733 cestas de alimento, estão sendo distribuídos 1.770 litros de leite por mês, para 80 crianças e 38 idosos; bolsa auxílio e vale alimentação para 112 beneficiários dos programas sociais do próprio município; e auxílio de R$ 80 mensais para 143 beneficiários do programa de geração de renda estadual. Destaque também para a suspensão da cobrança de energia elétrica da Elektro, para os clientes enquadrados na tarifa social e BPC, nos meses de abril, maio e junho, além da distribuição de 500 máscaras caseiras por dia, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e iniciativa privada, e de mais de 50 litros e mini-frascos de álcool 70% distribuídos junto com a cesta.

O município também distribuiu material informativo e de conscientização à população (inclusive com tradução aos imigrantes haitianos).

Os primeiros números dão conta ainda que até agora 4.500 pessoas no município foram beneficiadas pelo programa de auxílio emergencial mantido pelo Governo Federal!

O prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior fez questão de ressaltar o valoroso trabalho que tem sido desenvolvido por associações, entidades religiosas, organizações, voluntários que também estão disponibilizando alimentos e serviços à população de vulnerabilidade. “Nossa profunda gratidão às empresas e à sociedade civil que tem contribuído fortemente com doações, auxiliando o poder público nesse momento de extrema dificuldade. Esses números são preliminares, mas eles não param de crescer, porque os programas estão em execução, novas medidas serão ainda implementadas conforme a necessidade e a solidariedade dos laranjalenses segue oferecendo novas doações”, finalizou.