Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Notícias
10/05/2019
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Programa de Bem Estar Animal leva importância da posse responsável às escolas de Laranjal Paulista

Mais uma etapa do Programa Municipal do Bem Estar Animal de Laranjal Paulista está sendo realizada esta semana. Trata-se de uma ação de conscientização sobre posse responsável juntos às crianças do município. A Escola “Mônica Benetton de Lara” foi a escolhida para dar início às atividades. O projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura, através das secretarias de Educação e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e de um grupo de voluntários intitulado “Sou do Bem Animal”. 

Os alunos do 3º, 4º e 5º do ensino fundamental participam desde início desta semana de uma palestra e dinâmicas sobre posse responsável e o cuidado com animais de estimação, como cães e gatos. Ao final da aula especial, eles receberam uma cartilha relacionada ao tema, com os personagens infantis da “Turma da Mônica”, fornecida pela Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais. O material será utilizado como base para atividades curriculares e extracurriculares em sala de aula durante todo o mês de maio. 

As palestras seguem até o dia 13 de maio, das 7h às 13h, quando haverá o encerramento desta etapa na Escola, com apresentação dos trabalhos dos alunos, jogral e muitas outras surpresas. Os alunos poderão conhecer a cachorrinha Pedrita, que quase morreu vítima de maus tratos. Ela foi adotada, passou recuperação, reabilitação e, hoje, sua história serve para sensibilizar crianças e impedir que outros animais passem por esse sofrimento. 

O secretário de Meio Ambiente, Vicente Di Santi Filho, lembrou que o projeto será estendido a outras escolas, com o objetivo de multiplicar a abordagem sobre o bem estar animal. “O resultado foi muito positivo, tanto pela qualidade da exposição e do material oferecido aos alunos, quanto pela receptividade das crianças que serão os multiplicadores dessa causa junto aos familiares, construindo uma rede bastante abrangente de informação”, argumentou.

Já o prefeito Dr. Alcides Moura de Campos Junior fez questão de agradecer aos voluntários. Ele destacou a importância desse trabalho, aliado ao controle reprodutivo e populacional através das esterilizações, de cães e gatos, e das ações de vacinação. “Pela primeira vez na história a cidade tem um trabalho específico nesse segmento, com a participação efetiva de voluntários e militantes da causa. Poder público e comunidade trabalhando juntos em favor dos animais”, explicou.

Castrações

A Prefeitura de Laranjal Paulista anunciou recentemente a criação do Programa Municipal de Bem Estar Animal. Quadruplicando de imediato, já para o mês de maio, o número de castrações gratuitas oferecidas à população, estendidas também a cães e gatos machos. 

O programa é destinado exclusivamente à população residente no município, em especial nas localidades mais carentes e distantes, inclusive na zona rural. Há critérios e especificações de prioridade, segundo condições sociais, demográficas e epidemiológicas. 

Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, as terças e quintas-feiras, das 14h às 16h. O endereço é Rua Suaidam Abud, 241, Centro. É necessário levar comprovante de residência atualizado, em nome do tutor do animal, e uma foto do cachorro ou do gato. Por questões de segurança e saúde veterinária só poderão passar pelo procedimento animais com mais de 6 meses e até 20 quilos