10/01/2019

Secretaria da Saúde intensifica ações para combater proliferação de escorpiões

Nas últimas semanas têm surgido inúmeras reclamações de munícipes devido ao aumento na incidência de escorpiões em suas residências e quintais, especialmente em alguns bairros da cidade.

Por essa razão, a Secretaria de Saúde, através do setor de Controle de Vetores intensificou as fiscalizações nas residências e terrenos, bem como a orientação da população sobre como agir nesse caso e, como a área do entorno do Cemitério Municipal costuma ser foco de escorpiões, o mesmo foi dedetizado preventivamente.

É preciso que a população esteja alerta para a incidência de escorpiões nesta época do ano, pois as altas temperaturas aliadas às chuvas proporcionam naturalmente esse aumento, que ocorre não somente em Laranjal Paulista, mas em todos os demais municípios.
Os cuidados devem ser redobrados e para evitar a presença dos escorpiões alguns cuidados importantes devem ser tomados:

- Mantenha seu quintal sempre limpo e livre de entulhos, telhas, madeiras, restos de construção;

- Mantenha a grama e jardins sempre aparados e use luvas de couro e botas para executar esses serviços e outros como limpeza do quintal e jardinagem;

- Vede buracos e frestas nas paredes, assoalhos, forros, rodapés e muros e utilize telas nos ralos, pias e tanques;
- Não deixe que lençóis e cobertores que estejam sobre a cama encostem no chão, pois, aranhas e escorpiões podem utilizá-los para subir e se abrigar entre os tecidos ou travesseiros;

- Elimine baratas e outros insetos que servem de alimento para os escorpiões;

Também, algumas atitudes simples como sacudir as roupas antes de vestir, olhar os sapatos antes de calçá-los, olhar os lençóis e embaixo das camas antes de dormir e afastar as camas e berços das paredes, ajudam muito a diminuir os riscos de uma possível picada.

A contratação de uma empresa especializada para dedetização do imóvel e quintal é também uma boa forma para se evitar o surgimento do aracnídeo.

Em caso de picada, os sintomas mais comuns são: dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas e inflamação no local. Geralmente as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados. Em todos os casos deve-se procurar o Pronto Socorro imediatamente, se possível levando o aracnídeo.

A Secretaria de Saúde informou ainda que, concomitantemente às fiscalizações das casas e terrenos, com vistas à eliminação de escorpiões, os Agentes de Endemias estão também verificando focos do mosquito Aedes Aegypti e orientando a população com relação ao combate à Dengue. Porém, ainda mais importante que essas ações é colaboração e a participação da população, para que faça a sua parte e siga as orientações que recebe.

Também, a Secretaria de Meio Ambiente está dedicando uma atenção maior às praças públicas e áreas institucionais, uma vez que nesta época do ano, por causa das chuvas, os matos crescem com muita rapidez.