Portal Coronavírus
  • Ações
  • Regras

08/05/2020

Testes Rápidos para coronavírus já estão disponíveis

A primeira remessa dos testes rápidos para diagnóstico de COVID-19 foi entregue esta semana ao município, 400 unidades, de um total de 2.000 testes.

Esses testes serão utilizados em pessoas que apresentarem sintomas de Síndrome Gripal e que não podem realizar os exames segundo os critérios adotados pelo Ministério da Saúde, que hoje preconiza que apenas pacientes com dificuldades respiratórias graves e internadas em ambiente hospitalar, sejam testadas. Nesses casos mais graves o material é coletado na Santa Casa e enviado ao Instituto Adolpho Lutz.

Já no caso dos testes rápidos, a Secretaria de Saúde, juntamente com técnicos da Vigilância Epidemiológica, Laboratório Municipal e médicos, fixaram um protocolo que deverá ser observado para a realização dos testes, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.

Os testes rápidos serão realizados no Laboratório Municipal, mediante encaminhamento médico que atenda aos critérios estabelecidos e os resultados saem no mesmo dia.