05/06/2018

05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente.

Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o qual objetiva a conscientização a respeito da importância da preservação dos recursos naturais e a instruir a população sobre os problemas ambientais.

Em comemoração à data, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), recorda que há exatamente 1 ano foi iniciado o “Projeto Piloto de Floresta Urbana”, e que, durante este período foram realizadas diversas atividades sustentáveis; como plantio de aproximadamente 2.000 mudas de árvores nativas, limpeza e revitalização do lago, no bairro Pedro Zanella, o qual dispõe de uma ampla área verde destinada a este fim.

O Secretário da pasta, Vicente di Santi Filho, acrescenta que a arborização urbana desempenha um papel muito relevante no que se refere à redução da poluição do ar, sombreamento e estabilização da temperatura, interceptação da água de chuva, redução do ruído e promoção de melhoria no bem-estar psicológico e físico do cidadão.

Ressalta ainda, que todos devem assumir uma postura de responsabilidade ambiental; descartando o lixo corretamente, reduzindo o consumo de recursos naturais, evitando o desmatamento, redução no consumo de combustíveis fósseis, economizando água e reivindicando o cumprimento das leis ambientais. Estes são exemplos de atitudes básicas que contribuem muito para a preservação do planeta