Dados Estatísticos

Geografia

Área 386,763 km quadrados
Localização – Fica na depressão periférica paulista entre o Planalto Atlântico – região da capital – e o Planalto Ocidental – região de Botucatu.
Principal Via de Acesso – Rodovia Marechal Rondon
Hidrografia – Rios Tietê e Sorocaba e mais seis ribeirões e seis córregos
Tipo de solo – Policultura e em algumas partes condicionantes geológicos proporcionam a exploração de recursos minerais como areia, argila, brita, calcário empregados na construção civil.

 

Climatologia

Temperatura média anual – 23,27°C
Precipitação pluviométrica – 1.257,0 mm.

 

Hidrografia

Rio Tietê
Rio Capivari
Rio Sorocaba

 

Agricultura

A policultura de café, algodão, feijão, milho já foi a base econômica do município. Em 1990 cedeu lugar à pecuária, com a cana-de-açúcar, houve algum incentivo a pequenos agricultores.

 

Economia

Atualmente a economia do município está voltada para avicultura, cerâmica e fabricação de brinquedos.

 

Turismo

Festa de São João – Festa celebrada em louvor ao padroeiro da cidade, que dura de uma semana a dez dias, terminando no dia 24 de junho, dia de São João (feriado municipal). Neste dia, realiza-se uma procissão pelas ruas centrais do município, reunindo imagens de outros santos que representam as demais paróquias de Laranjal, tais como São Benedito, São Roque, Nossa Senhora Aparecida e vários outros. No fim da procissão é celebrada uma missa em louvor ao padroeiro, com uma grande queima de fogos ao seu encerramento. Na parte profana, barracas de entidades municipais são montadas ao redor do Largo São João, onde se situa a Igreja Matriz da cidade, as quais vendem bebidas, comidas tradicionais e artesanato a fim de arrecadar fundos. Também é montado um palco para a apresentação de grupos folclóricos e bandas contratadas pela comissão de festas para entreter os cidadãos e visitantes de outras localidades que sempre comparecem para prestigiar a festa. Todo dia 24 de junho, já pela manhã, tem início atividades que remetem às origens da Festa, tais como leilão de lenha, leitoa ensebada, pau de sebo, leilão de gado e demais prendas. Além disso, todo o entorno do Largo São João é decorado com bandeirinhas coloridas e também ocorre a quadrilha, geralmente formada por estudantes ou integrantes de grupos da terceira idade. A Festa já é realizada há mais de 100 anos e é a principal atração da cidade, sendo considerada um patrimônio cultural por muitos.