19/03/2018

24 de Março – Dia Internacional do Combate a Tuberculose

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Por tratar-se de uma doença perigosa, no dia 24 de Março é realizado o Dia Internacional do Combate a Tuberculose e por isso, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, informa que está realizando a primeira etapa de busca de sintomáticos respiratórios para a doença. A busca é feita diariamente pelas unidades de saúde e a intensificação ocorrerá em duas etapas: a primeira durante o mês de março e a segunda ao final do segundo semestre do ano de 2018. O objetivo da intensificação da busca de sintomáticos para tuberculose é informar a população a respeito da doença, ou seja, apresentar os sintomas e encorajá-la a fazer o exame, caso necessário, buscando assim diagnóstico e tratamento precoce da mesma.
De 05 até 19 de março as unidades de saúde estão colhendo amostras para o exame, com a finalidade de diagnóstico precoce. Se você estiver apresentando tosse por mais de uma semana, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.