11/03/2019

A DENGUE está chegando! O que vamos fazer para combate-la?

A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjal Paulista, através da Equipe de Controle de Vetores, alerta a toda população laranjalense para os cuidados a serem tomados contra a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, o Aedes Aegypti.

Esse alerta diz respeito ao elevado aumento no número de ocorrências de Dengue em todo o Estado de São Paulo, sendo que apenas nos dois primeiros meses deste ano já foram confirmados mais casos do que em todo o ano de 2018. Cabe ainda registrar que os números de casos de 2018 também superaram o número verificado em 2017, ou seja, o crescimento tem sido verificado ano a ano, sendo que a Dengue é uma doença grave e que pode levar ao óbito.

TOTAL DE CASOS DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA NO ESTADO DE SÃO PAULO EM 2019:

DENGUE:
Notificados 44.206
Confirmados 15.456
Óbitos 5

CHIKUNGUNYA:
Notificados: 741
Confirmados: 10
Óbitos: 0

ZIKA:
Notificados: 292
Confirmados: 2
Óbitos: 0

* Fonte: Sinan Online

O vírus da Dengue se apresenta em 4 sorotipos, todos presentes em nosso país. No Estado de São Paulo estava presente o sorotipo 1 e 3, mas, de acordo com informações do Ministério da Saúde foi constatada a circulação do sorotipo 2 da doença em 2019, sendo esta a forma mais agressiva da doença.

Diante desta realidade é necessário que toda a população entenda a necessidade de mudanças de hábitos e passe a ter melhores cuidados com seus quintais, para que um simples recipiente não acabe se tornando um possível criadouro do Aedes Aegypti. São medidas simples, mas que fazem toda diferença nessa luta:

- Manter pneus em local coberto e sem água;
- Evitar o uso de pratinhos nas plantas ou fazer uso de areia nos pratinhos, evitando o acúmulo de água;
- Remover folhas e sujeiras das calhas;
- Não deixar plantas na água;
- Realizar o descarte correto de materiais, os quais não serão utilizados (garrafas, latas, lonas, pneus, plásticos, etc.);
- Manter a manutenção de piscinas em dia, principalmente as piscinas desmontáveis;
- Fazer uso de detergente ou sabão em pó na bandeja da geladeira, localizada atrás e em cima do motor;
- Realizar vistoria semanal em seu imóvel, não deixando assim espaço para o Aedes Aegypti se proliferar.

A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, está empenhada em ações emergenciais e, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos e Rurais, fará mutirões nos bairros, visando a limpeza de áreas que se encontram com acúmulo de lixos e entulhos, restos de materiais de construção e etc., além das rotineiras visitas dos Agentes de Endemias aos bairros e residências, para fiscalização e melhor orientação da população.

No período de mutirões, cada bairro a ser visitado receberá orientação prévia para que os moradores coloquem nas calçadas os entulhos e materiais inservíveis que se encontram em seus quintais, para que possam ser recolhidos. Essa é a hora de todos participarem!

Vale ressaltar que algumas cidades vizinhas já apresentam dados preocupantes de Dengue, o que torna nossa cidade vulnerável. Não é ainda o caso de Laranjal Paulista, que teve neste ano de 2019 apenas um caso confirmado da doença, mas não adquirido na cidade.

Dessa maneira, é de total importância que a população se conscientize do seu papel e colabore fazendo a sua parte.

SE CADA UM CUIDAR DE SUA RESIDÊNCIA, DE SEU QUINTAL OU TERRENO, VENCEREMOS ESSA BATALHA, QUE É DE TODOS NÓS.