Portal Coronavírus
  • Regras

12/05/2020

BOLETIM CORONAVÍRUS - 12/05/2020

O Boletim traz 3 novos casos positivos de coronavírus em Laranjal Paulista. Eles são relativos ao início das testagens rápidas, realizadas em pacientes que tiveram contato com pessoas infectadas, bem como aqueles que apresentaram sintomas de Síndrome Gripal e também não puderam ser testados por não atenderem aos critérios do Ministério da Saúde (só testar pessoas que estejam hospitalizadas).
Foram feitos até o momento 11 testes rápidos e desses, 3 apresentaram resultados positivos. Duas pessoas já se curaram e uma se encontra em quarentena e isolamento, pois ainda está dentro do período de transmissão do vírus.
A Secretaria de Saúde esclarece que são dois os tipos de exames realizados para identificar casos de infecção pelo coronavírus:

1- PCR
É o teste coletado por meio de um instrumento denominado SWAB (espécie de cotonete) que é introduzido na narina do paciente e que coleta secreção enviada ao Instituto Adolfo Lutz. Antes chegou a demorar mais de 20 dias para sair o resultado. Hoje está saindo em cerca de 48 horas.

2- TESTES RÁPIDOS
São testes que só podem ser realizados após o 9º dia do início dos sintomas e cujos resultados ficam prontos em 15 minutos.

Esses testes são importados e só agora começaram a chegar ao Brasil e a ser entregues pelas empresas distribuidoras aos municípios. Também o Ministério da Saúde começou a disponibilizar uma quantidade a cada Secretaria de Saúde para testagem de pessoas que atendem a requisitos constantes de um protocolo que indica quais são aqueles que podem ser testados. Ou seja, não está disponível para todas as pessoas que quiserem fazer o teste.
O Laboratório Municipal de Laranjal Paulista está testando familiares e comunicantes de pacientes que foram testados positivos para coronavírus, profissionais de saúde, segurança pública e dos demais serviços essenciais e ainda, pessoas com idade acima dos 60 anos que apresentem síndrome gripal.
Também serão testados todos os pacientes que apresentarem sintomas de síndrome gripal e que não atendem aos critérios para realização dos testes PCR, de acordo com determinação médica e protocolo firmado.