04/07/2019

Campanha Julho Amarelo - Faça o teste de Hepatite C

Laranjal Paulista prepara-se para mais uma ação de saúde preventiva. Trata-se da Campanha Julho Amarelo que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais.

No período entre 15 e 31 de julho, todas as unidades básicas de saúde que já realizam frequentemente as testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites intensificação as ações para detecção da hepatite C, com foco nas pessoas com mais de 40 anos.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas com essa faixa etária façam o teste pelo menos uma vez. Há um público prioritário, que pelo estilo de vida, acabam se tornando mais propensos a contrair a doença, como é o caso das pessoas que tem tatuagem ou piercing, usuários de drogas, portadores de HIV, doentes crônicos do fígado ou rins, pacientes que passam por hemodiálise, trabalhadores da área de saúde, pessoas que fazem sexo sem uso de preservativos.

A secretária municipal de Saúde, Maria Marlene Gazonato, explica que o grande desafio em relação a essa enfermidade e à população foco é justamente o diagnóstico. “Trata-se de uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas. Essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não saibam que têm o vírus. A infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou até mesmo para o câncer hepático”, argumentou.

Mais informações e orientações sobre os postos de saúde onde será realizada a campanha podem ser obtidas pelo telefone (15) 3283-4600.

Campanha Julho Amarelo

Uma doença invisível e silenciosa. Na maioria das vezes não apresenta sintomas, mas pode evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte. Se você tem mais de 40 anos, faça o teste!

Informe-se em www.cve.saude.sp.gov.br