Portal Coronavírus
  • Regras

17/03/2020

Combate ao Coronavirus - Recomendações da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de emitir um comunicado à população sobre as medidas tomadas para combater e conter a disseminação do coronavírus no município. Confira os 10 tópicos e siga as orientações:

1 - Não há nenhum caso de coronavírus no município. Apenas um caso suspeito que aguarda o resultado dos exames.

2 - O primeiro de todos os cuidados é redobrar a atenção com a higiene, lavando bem as mãos e punhos com água e sabão, várias vezes ao dia. Utilizando também álcool gel com frequência. Recomenda-se ainda evitar, na medida do possível, contato com grupos maiores de 50 pessoas, em especial em ambiente fechados. Quem puder trabalhar de casa também é recomendado.

3- No horário das 17h até às 21h, o Posto de Saúde Central vai atender somente pessoas que estejam com sintomas de gripe. Ninguém ficará sem atendimento, mas essa medida é temporária e necessária, neste momento de risco, tendo em vista a centralização dos atendimentos em um único Posto de Saúde para as pessoas com sintomas de gripe;

4 - A Vigilância Epidemiológica estenderá o seu horário de atendimento até às 19h, de segunda a sexta-feira, para informações à população e condutas. Informações por telefone poderão ser obtidas pelo número (15) 3283-6435;

5 - Diariamente serão publicados boletins informando o quadro do coronavírus no município. Esses boletins serão publicados no site da Prefeitura, na página da Prefeitura no Facebook e no Instagram;

6 - O CAPS terá as atividades de grupo canceladas. Permanecem inalteradas as consultas médicas já agendadas;

7 - Os atendimentos odontológicos de rotina serão suspensos e remarcados oportunamente. Serão atendidos os casos de urgência e emergência;

8 - Serão fornecidas máscaras para os pacientes com sintomas de gripe para o transporte em veículos da Saúde. É muito importante que os pacientes resfriados ou com gripe usem as máscaras, evitando transmitir para outras pessoas.

9 - Serão fornecidas máscaras para pacientes com gripe e que se dirigirem às Unidades de Saúde. Esses pacientes serão encaminhados para atendimento no Posto de Saúde Central, no período das 17 às 21h, com prévio agendamento de consulta.
Todos os funcionários da Secretaria de Saúde foram capacitados e estão aptos para atender à população.

10 - Apesar do coronavírus ter um baixo índice de mortalidade, a sua transmissão acontece de forma bastante rápida e pode infectar um grande número de pessoas, em muito pouco tempo. Não há motivos para pânico, vamos manter à nossa população muito bem informada.