18/04/2019

Esclarecimento da Vigilância Sanitária sobre a água

Em Laranjal Paulista tem sido verificado um problema de ODOR na água, porém, não é só em Laranjal, e o mesmo problema é observado também em Cerquilho e entre Porto Feliz e Boituva, nas imediações da Rodovia Castelo Branco.

Há mais ou menos dois anos esse caso vem sendo investigado pelo Poder Executivo, sendo que o Prefeito Dr. Alcides já foi até autoridades do Estado por várias vezes, em busca de respostas e solução e, no dia de ontem deu um ultimato à Sabesp para que resolva definitivamente a questão em até 90 dias.

Todos têm acompanhado a trajetória dessa investigação, amplamente divulgada pelos meios de comunicação, e que não está parada, envolvendo inúmeros segmentos, Poder Executivo, Legislativo, Ministério Público, Sabesp, Cetesb, Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e o Estado.

Outra coisa é uma matéria divulgada nos últimos dias na Internet, por vários sites, e que diz que “foram detectados agrotóxicos na água que abastece MAIS DE 2.300 CIDADES DO PAÍS, NOS ANOS DE 2014 A 2017”, porém, com parâmetros europeus.

Em Laranjal Paulista a água fornecida pela Sabesp passa por monitoramento mensal da Vigilância Sanitária, que envia amostras para análise do Instituto Adolfo Lutz, de Sorocaba, com 9 amostras por mês e, em todas as análises recebeu atestado de potabilidade, sendo própria para o consumo humano, independentemente do odor que possa apresentar.

O programa de monitoramento da água em nosso município é um trabalho sério e comprometido com a saúde da população e as análises estão à disposição da população no Departamento de Vigilância Sanitária para que possam ser dirimidas as dúvidas.