27/02/2019

IMPOSTOS

Tem uma coisa que todo brasileiro concorda: há impostos demais nesse país. impostos. Agora, imagina você pagar mais do que outra pessoa! Um absurdo não é? Pois era justamente o que acontecia em Laranjal Paulista até o ano passado.

O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é cobrado toda vez que alguém vende uma casa, apartamento ou terreno. Mas, no município, só imóveis financiados pagavam corretamente esse imposto. Para os imóveis negociados à vista não era recolhido o mesmo valor de tarifa. E você sabe por quê?
Nos financiamentos, os bancos, como a Caixa, por exemplo, determinam obrigatoriamente o recolhimento correto dos impostos. Mas, na compra direta entre vendedor e comprador, muitas vezes, é acertado um valor abaixo do mercado na tentativa de sonegar impostos. E isso é má fé, uma maneira de burlar a lei.

Mas, agora a Prefeitura fez sua parte. E agora todo mundo vai pagar igual. Foi editado o Decreto 3.701, de 28 de janeiro de 2019, com base na Lei Complementar 199/2010. A justiça está sendo feita. Mesma tarifa percentual para todos - os imóveis mais baratos pagam menos, as casas mais caras pagam mais, seguindo o valor de mercado.