14/03/2019

INFRAESTRUTURA - Revitalização e informatização do Cemitério Municipal

Quem mora em Laranjal Paulista se lembra muito bem. No início de 2017, o Cemitério Municipal estava em situação de completo abandono. Mato alto, entulho, acúmulo de mosquitos transmissores da dengue, animais peçonhentos. Era necessária uma medida urgente. Foi o que a Prefeitura fez. Para se ter uma ideia, foram retirados nada menos que 8 caminhões de entulho. Isso mesmo. Uma verdadeira sujeira. Um verdadeiro descaso.

As melhorias incluíram limpeza, manutenção, pintura e calçamento, com implantação de piso intertravado, além da construção de uma sala de espera para trazer maior conforto e comodidade para as pessoas que participam dos funerais.

Outro problema, recentemente solucionado, refere-se à segurança do local. Furtos constantes a objetos e adornos dos jazigos eram registrados com frequência. Um homem chegou a ser identificado e detido. Hoje, esse problema também faz parte do passado já que agora há seguranças trabalhando no cemitério.

A próxima etapa é a informatização de todos os túmulos para facilitar a localização e acesso dos familiares, seja para visita ou zeladoria das lápides. Também está prevista a iluminação e a implantação de concertina (cerca de arame clipado, em formato espiral com lâminas ponteagudas) em toda extensão do muro.