Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Notícias
18/04/2018
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Laranjal Paulista adere ao programa de reciclagem de bitucas de cigarro

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), instalou caixas coletoras de bitucas de cigarro em diversos pontos do município de Laranjal Paulista, que, a princípio, trata-se de um projeto piloto a fim de avaliarmos a adesão. 
Vale ressaltar que o fumante é o maior prejudicado por seu hábito, em contrapartida, os não fumantes também podem arcar com este prejuízo, no que se refere ao impacto negativo ao meio ambiente. 
Esse pequeno item, se descartado incorretamente, tem o tempo de decomposição previsto para 5 anos, podendo entupir tubulações e bueiros, principalmente se lançado em asfalto, sem contar as substâncias tóxicas que também prejudicam o solo, contaminam rios, córregos e nascentes. 
Neste projeto, todas as bitucas recolhidas serão destinadas a um processo de reciclagem e o material deste processamento retornará ao município para ser utilizado em escolas, tanto para artes quanto para trabalhar a conscientização ambiental. 
O programa, que é pioneiro na região, é resultado de um incessante trabalho do Prefeito Municipal Alcides de Moura Campos Jr., juntamente com o Secretário Vicente Di Santi Filho, os quais pleitearam imensamente a fim de firmar esta parceria, que certamente trará benefícios e será um grande passo no que diz respeito à sustentabilidade, fato este que faz de Laranjal Paulista um exemplo, pois o programa além de dar direcionamento adequado a um resíduo altamente tóxico, conscientiza seus cidadãos sobre a importância de praticar ações salutíferas.