Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Notícias
24/07/2018
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Laranjal Paulista confirma dois casos de Influenza A (H1N1)

A Secretaria de Saúde de Laranjal Paulista confirmou na semana que passou dois casos de Influenza A – H1N1, com um óbito.

No mês de fevereiro deste ano também houve um óbito na cidade, por Influenza A, porém não sorotipado, ou seja, não identificado se pelo vírus H1N1 ou não.

As medidas necessárias foram tomadas e estão sendo reforçadas a todo instante, sendo que as equipes de todas as unidades de saúde receberam informações detalhadas sobre o manejo da doença, sintomas vacinação, medidas de prevenção e higiene e, principalmente, o olhar atento que cada profissional deve ter para o enfrentamento do vírus da H1N1, identificando com rapidez casos que possam parecer suspeitos. Essa agilidade pode fazer toda a diferença no tratamento da doença, que tem uma progressão bem rápida e, portanto, sua identificação logo no início é extremamente importante para o êxito do tratamento e cura.

A Secretaria de Saúde de Laranjal Paulista informa ainda que não é necessário nenhum alarde. Todas as unidades de Saúde estão em alerta e aptas a conduzir os casos suspeitos da Influenza A - H1N1 e preparadas para acolher e tirar as dúvidas dos munícipes.
Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, porém com alguns detalhes específicos. Febre repentina e alta (acima de 38°C), dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, coriza e falta de apetite. Tosse e dificuldade para respirar (respiração ofegante), também são percebidas e, dependendo do caso o paciente pode ter ainda diarreia e vômitos.

A prioridade da vacina é para crianças com idade entre 6 meses e 9 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), grupos tidos como de maior risco.