11/11/2019

Laranjal Paulista realiza esta semana mutirão de mamografias

Carreta Mulheres de Peito ficará instalada em frente à Prefeitura

Uma iniciativa inédita voltada à saúde da mulher. Laranjal Paulista recebe na próxima semana, a carreta do Programa Mulheres de Peito, através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. A unidade estará na cidade entre os dias 11 e 16 de novembro, com o objetivo de realizar um verdadeiro mutirão de mamografias. Totalmente gratuito.
A carreta estará instalada na Praça Armando Salles de Oliveira em frente à Prefeitura. O atendimento começa já na segunda-feira, 11, a partir das 13h. O período da manhã será ocupado com montagem, teste de equipamentos, ajustes operacionais e de pessoal.
Segundo os padrões estabelecidos pelo Governo do Estado haverá duas modalidades de atendimento: para as mulheres de 35 até 49 anos é necessário o encaminhamento médico, além de RG e Cartão SUS; já para as mulheres entre 50 e 69 anos, grupo prioritário de maior incidência da doença, não há necessidade do encaminhamento médico, sendo preciso apenas RG e Cartão SUS. “Cabe ainda ressaltar que serão distribuídas senhas para atendimento no período da manhã. A expectativa é que sejam atendidas cerca de 50 pessoas todos os dias, das 9 às 18h”, lembrou a secretária municipal de Saúde, Marlene Gazonato.
O prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior lembrou que o município cuidará dos encaminhamentos para tratamento especializado nos casos de exames alterados. “Trata-se de uma conquista histórica e sem precedentes para o nosso município. Uma conquista pessoal também para mim, como médico, ginecologista e obstetra, que dediquei minha vida à saúde da mulher. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, nos casos de câncer de mama, são capazes de salvar muitas vidas. É isso o que faremos esta semana em Laranjal Paulista”, comemorou.

Números
Dr. Alcides também lembrou que o estado de São Paulo apresenta a melhor cobertura para rastreamento de câncer de mama no país. Porém, ainda abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde de cobertura de no mínimo 70% das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. “O número de mamógrafos existentes no Estado são 433, entre públicos ou conveniados SUS, que chega à média de 4,4 mamógrafos por 240 mil mulheres. A Organização Mundial de Saúde preconiza 1 mamógrafo para 240 mil mulheres”, argumentou.

A carreta ficará instalada na Praça Armando Salles de Oliveira.
As senhas serão distribuídas diariamente sempre às 9h da manhã.
Os atendimentos acontecerão na segunda-feira, 13h às 18h; de terça a sexta-feira, 9h às 18h; e no sábado, das 9h às 13h.