Portal Coronavírus
  • Ações
  • Regras

11/04/2020

Laranjal Paulista terá 2.000 testes rápidos de coronavírus.

Laranjal Paulista terá 2.000 testes rápidos de coronavírus. A notícia foi divulgada pelo próprio prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior.

A expectativa é que os exames deverão estar disponíveis dentro de uma a duas semanas. A medida visa testar pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal e que não podem realizar os testes pelos critérios do Ministério da Saúde. Hoje, é preconizado que apenas pacientes com dificuldades respiratórias graves, internadas em ambiente hospitalar, sejam testadas. Ainda nesses casos, considerados urgentes, o material coletado e enviado ao Instituto Adolpho Lutz, tem demorado cerca de 20 dias para saírem os resultados.

“Com os testes rápidos os resultados serão divulgados no mesmo dia”, esclareceu Dr. Alcides.

Dessa maneira, os pacientes que procurarem a Rede Municipal de Saúde, através dos Postos de Saúde ou Santa Casa, e que apresentarem sintomas de resfriado, gripe ou ainda que se assemelhem aos sintomas do coronavírus, serão avaliados pelos médicos, seguindo critérios preestabelecidos e encaminhados ao Laboratório Municipal para a testagem rápida.

A Secretaria Municipal de Saúde está elaborando um protocolo para os encaminhamentos, visando fornecer a todos os profissionais de saúde do município, médicos e enfermeiros, as mesmas informações, alertou a secretária de Saúde Marlene Gazonato. “Esse protocolo, bem como o fluxo de encaminhamento está sendo desenvolvido por uma equipe composta de médicos, técnicos da Vigilância Epidemiológica, biomédicos e técnicos do Laboratório Municipal e Secretaria da Saúde, seguindo os critérios do Ministério da Saúde”, informou Gazonato.

A rápida identificação de possíveis pessoas infectadas pelo coronavírus é de grande importância, pois dá mais segurança ao profissional e ao paciente e possibilita que se inicie de pronto o tratamento mais adequado, bem como o paciente seja colocado em isolamento social e sejam tomadas as demais medidas preventivas em relação aos seus contatos próximos e familiares com a máxima rapidez.