07/03/2019

Mais de 18 mil pessoas participaram do Carnaval 2019 em Laranjal Paulista

Nem as fortes chuvas afastaram os foliões das ruas – Cultura comemora saldo e repercussão regional

Foi um temporal de alegria. Nem mesmo as fortes chuvas, que castigaram a cidade e também a região durante os últimos dias, impediram que os foliões se divertissem no Carnaval 2019, em Laranjal Paulista. Se por um lado foram 160 milímetros de precipitações, volume pluviométrico 41,3 maior que a média histórica de todo mês de março no município, por outro foram 18 mil pessoas nas ruas, durante os quatro dias de festa, segundo dados oficiais da Guarda Civil Municipal. No domingo, porém, a Comissão de Carnaval foi obrigada a suspender a programação.

Trio-elétrico, DJ, banda de marchinhas, grupos de dança, desfiles de blocos, escolas de samba, matinês e outras atrações divertiram o público. O palco principal das festividades foi o Largo São João, mas os distritos de Laras e Maristela e o Ferroviário Futebol Clube também receberam matinês.

O resultado foi comemorado pelo secretário de Cultura e Turismo, maestro Fulvio Scarme.

“Laranjal Paulista vem recuperando, no cenário regional, toda tradição de festas populares acumulada durante seus 100 anos de história. Resgatar esse protagonismo é muito importante, do ponto de vista cultural. Fizemos uma festa com atrações diversificadas, organizada e segura, pensando em divertir toda família”, argumentou.

De fato, a programação da cidade figurou entre as principais da região. Tanto que a própria TV TEM, sucursal da Rede Globo, escolheu Laranjal Paulista como destaque. Uma inserção ao vivo, no telejornal da noite e uma matéria completa sobre os festejos, exibida na edição do meio dia, chamou a atenção dos 1 milhão de telespectadores, espalhados pelas 53 cidades da área de cobertura da emissora.

O prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior participou ativamente dos festejos, seja na sede do município, ou nos distritos de Laras e Maristela, sempre ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Maria Lúcia Zugliani de Moura Campos, e do vice-prefeito Air Pires de Campos. “A função do poder público também é proporcionar alegria e entretenimento para a população. Fizemos um Carnaval enxuto, com responsabilidade e uma programação bastante diversificada, também com o objetivo de estimular o comércio, o setor de hotelaria e gastronomia, através da atração de turistas. Tenho certeza que o saldo foi positivo para todos”, explicou.

Mancha Verde Campeã

Mas, Laranjal Paulista teve um motivo a mais para comemorar. Palmeirenses e não palmeirenses comemoraram a vitória da Mancha Verde no Carnaval de São Paulo. A escola de samba caiu nas graças da população devido à sua participação de destaque nas festividades carnavalescas de 2017 no município.