Portal Coronavírus
  • Regras

06/03/2020

Município passa a oferecer 50 castrações gratuitas todo mês, para cães e gatos

Número é cinco vezes maior e contempla machos e fêmeas com prioridade a animais de rua

O Programa Municipal de Bem Estar Animal ganhou esta semana um reforço de peso. O prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior acaba de anunciar a ampliação do número de castrações oferecidas gratuitamente todos os meses pelo município. A partir de março, serão 50 no total estendidas a cães e gatos machos e fêmeas, com prioridade aos animais de rua ou abandonados. O número é cinco vezes maior ao do início da atual gestão. Até 2019, apenas 10 esterilizações mensais eram disponibilizadas. No ano passado, o número passou para 40.

Os interessados devem se inscrever na sala de atendimento, que fica na Rua das Acácias, em frente ao número 50, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. Informações estão disponíveis pelo telefone (15) 32831272, ramal 23. É necessário levar comprovante de residência atualizado, em nome do tutor do animal, e uma foto do cachorro ou do gato. Por questões de segurança e saúde veterinária só poderão passar pelo procedimento animais com mais de 6 meses e até 20 quilos.

O programa é destinado exclusivamente à população residente em Laranjal Paulista, em especial nas localidades mais carentes e distantes, inclusive na zona rural. Há critérios e especificações de prioridade, segundo condições sociais, demográficas e epidemiológicas.

As castrações representam a melhor e mais efetiva ferramenta de controle populacional, garantindo para diminuição de animais abandonados e soltos pelas ruas sem cuidado. A esterilização também reduz a incidência de câncer nas regiões genitais e órgãos reprodutivos e de outros problemas de saúde correlatos.

Segundo Dr. Alcides, o foco prioritário é o controle reprodutivo e populacional de cães e gatos.

“Estamos dando um novo passo. Temos consciência que ainda é preciso avançar muito, em termos quantitativos e qualitativos. Mas, sabemos também que será um avanço importante para a garantia e bem estar dos animais. Contamos com apoio da população, dos protetores, para que possamos construir um projeto efetivo a várias mãos que dê resultados efetivos e que possa se renovar e se atualizar a cada dia”, finalizou Dr. Alcides.