07/01/2019

Posto de Saúde Central ficará aberto até às 21 horas

A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjal Paulista informa à população laranjalense que a partir da próxima segunda-feira, 07 de Janeiro de 2019, o Posto de Saúde Central (CSII), passará a funcionar das 7h às 21h, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira.

A medida atende ao Plano de Governo do prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Júnior, que não vem medindo esforços para que a Saúde de nossa cidade seja a cada dia melhor, sendo esta a pasta cujos investimentos recebem o maior percentual de recursos do Município.

Laranjal Paulista conta hoje com 6 Unidades Básicas de Saúde, sendo que em 4 delas (Maristela, Laras, Vila Zalla e São Roque) funcionam o PSF (Programa de Saúde da Família), com Médicos da Família em atendimentos 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Além dessas, a UBS Bairro da Ponte e o CSII, do Centro da cidade.

A cidade dispõe ainda do Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona na Rua Pereira Barreto, também no Centro, e atendimentos dentários nas Unidades Básicas de Saúde.

O Laboratório Municipal faz de 300 a 500 exames por dia e recebeu recentemente do Programa Nacional de Controle de Qualidade o selo de excelência nos serviços realizados.

O sistema de Saúde de Laranjal Paulista conta ainda com o CAED (Centro de Especialidades), localizado na Vila São José, e que conta com diversas modalidades médicas e de exames; o CAPS I, com atendimentos em Saúde Mental e Dependência Alcoólica e Química; Banco de Sangue; Farmácia Municipal e a Vigilância em Saúde, que compreende a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores e o setor de Ambulâncias, responsável pelo transporte de pacientes e que também trabalha em plantão 24 horas por dia para atendimento a todas as chamadas e encaminhamentos da Santa Casa local, com gastos mantidos 100% pela Secretaria de Saúde, além dos repasses mensais que são feitos àquele hospital e que somam cerca de R$ 6,6 milhões/ano.

A Secretária de Saúde Marlene Gazonato esclarece ainda que o CSII ficará aberto de segunda a sexta-feira até às 21h00, com médico no local, visando facilitar os atendimentos para as pessoas que trabalham e encontram dificuldades em ir ao Posto de Saúde durante o dia.

A Secretária destacou ainda que várias melhorias estão sendo realizadas na Saúde, em parceria com a Organização Social Alpha. Dentre elas a informatização, que já existia, porém agora, com a disponibilização de computadores e impressoras em todos os consultórios médicos, os prontuários passaram a ser acessados em todas as UBS e as receitas médicas passaram a ser impressas e não mais manuscritas pelos médicos; bem como os exames laboratoriais que não estão mais sendo impressos, mas passaram a ficar disponíveis nos prontuários dos pacientes, com acesso pelos médicos mediante uso de senhas específicas.

Destacou ainda a recente implantação de relógios biométricos em todas as Unidades, para todos os funcionários da Saúde, incluindo médicos e dentistas, que passaram a marcar ponto por meio de impressão digital, em cumprimento à determinação feita pelo Ministério Público Federal.

Nesse quesito, a Secretária informou que quase todos os funcionários se adaptaram bem ao novo sistema e que somente 3 médicos pediram demissão de seus cargos, uma vez que não conseguiriam conciliar o serviço público com os atendimentos em seus consultórios particulares e outros compromissos profissionais. Com essa medida e com alguns ajustes de horários, está sendo possibilitada a abertura do CSII até as 21h, sem aumento de custos para os cofres públicos.

A Saúde é prioridade e um dos pilares da Administração do prefeito Dr. Alcides e, todo empenho tem sido feito para que continue a ser referência e destaque em toda a região, finalizou a Secretária.