Portal Coronavírus

21/05/2020

Prefeitura de Laranjal Paulista entrega mais de 4 mil kits para estudo em casa

Prefeitura de Laranjal Paulista entrega mais de 4 mil kits de estudo em casa
Alunos do ensino fundamental também receberam material escolar para o ano letivo

A Prefeitura de Laranjal Paulista, através da Secretaria Municipal da Educação, concluiu no início da semana a entrega do material didático para estudo em casa. Trata-se de um programa com atividades para complemento pedagógico durante a suspensão das aulas presenciais, ocasionada pela pandemia do coronavírus.

Neste período, o processo de ensino e aprendizagem será desenvolvido com base nesse programa, que se baseia em situações do dia a dia, respeitando o aluno e seu conhecimento prévio já adquirido. O conteúdo é diversificado e adaptado à cada idade, com aulas de matemática, língua portuguesa e também brincadeiras e atividades lúdicas para os menores.

Para a secretária municipal da Educação, a Elizabet Baffa Rodrigues, trata-se de uma estratégia de ensino que facilitará a compreensão dos estudantes. Ela destaca, porém, que a participação dos pais será primordial para o sucesso desta etapa. “A interação família e escola, neste momento, é muito importante como objetivo principal o enriquecimento de uma aprendizagem contínua ao processo educacional, bem como oportunizar aos pais ou responsáveis sua participação na construção do saber de seus filhos”, argumenta.

A coordenação pedagógica da Secretaria de Educação adaptou atividades impressas direcionadas aos alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. O material foi produzido para que o aluno tenha a oportunidade de resolver atividades que fazem parte do currículo do ano que está matriculado e resolvê-las sozinho ou contando com a ajuda de familiares.

Os alunos do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos receberam um cronograma diário de atividades para cinco semanas. Toda semana será publicado na rede social da unidade escolar orientações para as atividades da semana.

Os responsáveis pelos alunos da educação infantil receberam uma folha para criarem suas próprias rotinas, com atividades que gostem de fazer diariamente, tudo de acordo com o material impresso. Os professores verificarão alguns pontos nas atividades e toda segunda-feira, passarão através das páginas do Facebook de cada escola orientações para que as tarefas semanais, para os alunos e familiares.

O prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior destacou a importância dessa ferramenta, desenvolvida pelo próprio município nesse momento, onde é necessário criatividade devido à quebra da rotina também relativa à frequência escolar. “Trata-se de um apoio importante aos nossos alunos, que terão atividades diversificadas para todos as idades. É importante que eles mantenham o processo de aprendizado, para estarem ativos e estimulados, quando as aulas voltarem à sua normalidade. Aproveitamos a oportunidade para entregar pelo terceiro ano consecutivo o material escolar, aos alunos do ensino fundamental, que representa uma economia importante para as famílias, especialmente nessa situação de crise econômica.

E, para os pequenininhos, também entregamos os ovos de Páscoa que já haviam sido adquiridos”, explicou.

Materiais escolares
O município aproveitou a entrega dos materiais de estudo para distribuir às famílias o kit de materiais escolares para os alunos do ensino fundamental, 1º ao 9º ano. Entre os itens, entregues estão: 4 cadernos brochurão, caderno de desenho, régua de 30 centímetros, 2 caixas de lápis de cor grande com 12 cores, 2 caixas de giz de cera com 12 cores, 8 lápis pretos, 4 canetas azuis, 2 apontadores com depósito, 3 borrachas brancas, 2 tubos de cola branca.

Já os alunos da educação infantil e ensino fundamental I (1º ao 5º ano) receberam ovos de chocolate, relativos à comemoração da Pascoa que não pode ser feita.

Os números impressionam: foram 2.820 kits de materiais escolares, 2.917 ovos de páscoa e 4.115 apostilas impressas para atividades.