17/09/2018

Profissionais da saúde passam a marcar ponto digital em Laranjal Paulista

A partir desta segunda-feira, 17 de setembro, todos os servidores públicos efetivos da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjal Paulista passarão a marcar seus pontos de forma digital.

A iniciativa atende a uma determinação do Ministério Público Federal, que desde 2014 vem realizando ações nos municípios em geral, culminando nos últimos três meses com a exigência de que os pontos deixem de ser marcados em folhas ou cartões e passem a ser feitos por meio de equipamentos com leitura de impressões digitais.

A medida atinge a todas as categorias profissionais, incluindo médicos e dentistas e, de maneira geral todos os funcionários estão sendo receptivos, colaborando com a nova forma de controle de ponto, disse a secretária de Saúde, Marlene Gazonato.

Para que isso pudesse acontecer, foram adquiridos relógios digitais para cada uma das seis Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades, Centro de Especialidades Odontológicas, Vigilância em Saúde, Laboratório Municipal, CAPS e Setor de Transportes e Ambulâncias, totalizando doze equipamentos. Também os funcionários responsáveis pelas unidades receberam treinamento para poderem cadastrar todos os servidores.

Foi também uma excelente oportunidade de sentar com os funcionários e numa troca de informações e ideias, conhecer um pouco mais de cada um, o que possibilitou uma melhor adequação dos horários às necessidades das unidades.

Quadros com os nomes, cargos e horários de cada servidor também estão sendo afixados nas unidades, de forma que estejam disponíveis para os munícipes.

A finalidade do Ministério Público Federal é a moralização do serviço público, que nos últimos tempos andava desacreditado, e foi muito bem recebida pela atual Administração, que preza não somente pela seriedade e bom uso do dinheiro público como também pela transparência.

Ao mesmo tempo, investimentos em tecnologia e informatização estão sendo realizados pela Administração Municipal em parceria com a Organização Social Alpha. Computadores e impressoras estão sendo implantados em todos os consultórios e a utilização de um cadastro único para cada usuário dos serviços de saúde farão com que haja mais agilidade nos agendamentos e nos atendimentos de forma geral.

Espera-se que com a nova medida, os serviços de Saúde de Laranjal Paulista, que já são referência em toda a região, tenham uma melhora significativa, proporcionando melhor controle e gerenciamento de metas; mais conforto aos pacientes e mais qualidade nos serviços oferecidos, bem como a diminuição no tempo de espera para marcações de consultas.

O prefeito, Dr. Alcides de Moura Campos Junior, agradeceu aos vereadores que colaboram com o município fazendo um trabalho junto a deputados estaduais e federais que destinam emendas à cidade, cujos recursos vêm sendo utilizados para a aquisição desses equipamentos.