28/05/2018

Providências neste momento de crise e desabastecimento

Como é de conhecimento de todos, o Brasil vem enfrentando sérias dificuldades neste momento de crise agravado pelo movimento dos caminhoneiros, havendo desabastecimento dos mais variados produtos e insumos básicos em todas as regiões do nosso país.

Em virtude dessa calamitosa situação, os serviços públicos também vêm sofrendo efeitos negativos, pois a falta de combustível, aliada à ausência de entregas de produtos dos mais variados gêneros, propiciam grandes dificuldades em sua manutenção.

Atenta a essa situação, a Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista resolve adotar algumas medidas de racionamento e otimização no uso e consumo de recursos, tudo para poder manter em atividade, da melhor forma possível, os serviços prestados à população.
Referidas medidas poderão causar pequeno impacto, mas serão tomadas unicamente para evitar o colapso total.

DA SAÚDE:
Os serviços de saúde permanecerão sendo prestados normalmente durante esta semana, não havendo previsão de qualquer redução de horários de atendimento ou de número de atendimentos, nem mesmo de viagens de pacientes já agendadas.

DA EDUCAÇÃO:
Não haverá suspensão de atividades nas escolas de ensino básico, sendo certo que conforme planejamento feito pela Secretaria de Educação, há condições de serem mantidos, tanto o transporte de estudantes pelas empresas contratadas, como a oferta de merenda nas unidades escolares, pelo menos até o final desta semana.
As creches municipais terão seu funcionamento mantido em regime de normalidade, não havendo, neste momento, qualquer previsão de suspensão de suas atividades, pois segundo levantamentos efetivados pela Secretaria de Educação, graças ao planejamento que vem sendo feito desde o início do movimento paredista dos caminhoneiros, ainda permanecem em estoque os insumos necessários para o preparo da merenda das crianças.
Entretanto, considerando que a merenda é preparada em nossa cozinha piloto, utilizando muitos produtos altamente perecíveis, tal como os hortifrutigranjeiros, que consequentemente não podem ser mantidos em estoque, poderá haver pequena alteração do cardápio, mas sem prejuízo da qualidade nutricional das refeições oferecidas para as crianças.

DA SEGURANÇA PÚBLICA:
Embora a segurança pública seja incumbência do Governo do Estado, conforme manda o artigo 144, da Constituição Federal, é certo que a Prefeitura mantém estrutura de apoio aos serviços prestados pelas polícias estaduais.
No presente momento, não há previsão de qualquer suspensão ou redução dos serviços prestados pela Guarda Civil Municipal, que permanecerá atendendo as ocorrências para as quais vier a ser solicitada, havendo apenas a determinação para que se aplique maior rigor no uso de viaturas para que seja otimizado o consumo de combustível.

DOS DEMAIS SERVIÇOS:
Os demais serviços públicos poderão sofrer pequena redução em seu volume, sempre em busca do racionamento do uso de combustíveis, mas não há previsão de suspensão de atividades nos demais setores da Prefeitura