22/03/2018

Recomenda das Almas

Trata-se de uma cerimônia religiosa de caráter popular, trazida pelos portugueses há muito tempo. Era feita nos sítios, fazendas em toda zona rural e já faz alguns anos que um grupo de pessoas de Laranjal Paulista está resgatando esse aspecto folclórico, mantendo as características principais da Recomenda. Durante a Quaresma, todas as quartas-feiras à noite, os recomendadores, de roupa escura vão rezando pelas ruas e chegando em frente a uma casa, batem a matraca e os moradores apagam as luzes e mantêm as portas e janelas fechadas. O grupo canta e reza pelas almas. Depois batendo novamente a matraca, os participantes do grupo seguem em silêncio para outra casa mais adiante e assim continuam, tentando manter viva a tradição da “Recomenda das Almas”. O grupo sai da sede da Associação Amizade da Terceira Idade, onde os associados são participantes, bem como todas as pessoas que queiram acompanhar. O grupo tem total apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria da Cultura e é acompanhado pela Guarda Civil Municipal.