05/02/2020

Rede pública municipal de ensino retomou aulas nesta terça-feira

Dr. Alcides visitou as escolas, conversou com alunos e vistoriou obras

Chega de férias. Os alunos da rede pública municipal de ensino retornam às aulas nesta terça-feira, 4, em Laranjal Paulista. O número de estudantes matriculados na educação infantil e no fundamental chega a 4.190, mas a expectativa é que esse indicador cresça durante o ano, com as novas unidades, ampliações e alunos que chegam à procura de vagas. O reinício das atividades escolares foi acompanhando de perto pelo prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Jr. que esteve visitando algumas unidades de ensino, na sede do município e também nos distritos de Laras e Maristela.

Dr. Alcides pode verificar parte do pacote de obras realizado durante as férias. No total, 10 escolas diferentes foram beneficiadas. A Escola Tia “Célia Pasquotto Renger” recebeu troca de piso, no corredor e saída para o refeitório, em um total de 150 metros quadrados. A Escola “João Brunheira” ganhou um novo almoxarifado, além de implantação de forro de PVC em novos espaços e pintura. A Creche “Maria Aparecida de Castro Campos” recebeu pintura no refeitório. A Creche “Dr. Epaminondas Camargo Madeira” ganhou uma nova sala de aula. A Escola “Iara Selma Bado” teve revitalização e pintura na sala dos professores. A Escola “Domingos Fuglini” recebeu novas lâmpadas. A Creche Pró Infância teve a colocação de barras de acesso para deficientes nas portas de cada sala, portão e muro no solário, armários de aço, cadeiras fixas, bebedouro de pressão conjugado em inox, empilhadeiras, camas, além de novos brinquedos para o parquinho, como escorregador e gira-gira de plástico, centopeia colorida e balanços. A Creche “Alice Bernardo Corrêa” ganhou novas maçanetas para as portas, ventiladores, aquisição de brinquedos pedagógicos e abertura de mais uma sala para atender à demanda do bairro.

A Escola “João Salto” recebeu reforma de sala de aula, troca de piso e pintura, para atender a demanda do sexto ano, reforma do banheiro do prédio e também reforma dos banheiros do refeitório. Mas, nesta unidade, as aulas não retornarão nesta terça. Devido às fortes chuvas que castigaram a cidade na segunda-feira, houve um alagamento em algumas salas e áreas comuns. Choveu em apenas uma hora e meia, o equivalente a 75% do volume esperado para o mês de fevereiro e as calhas não suportaram a quantidade de água. O prefeito Dr. Alcides determinou de maneira emergencial a substituição das calhas para que as aulas possam começar na próxima segunda-feira.
A Escola “Professora Mônica Beneton de Lara” será brevemente contemplada com obras de ampliação, duas salas para atendimento a novos alunos.
Todas as escolas receberam poda de grama e limpeza. Ao longo deste primeiro semestre receberão de maneira escalonada, aos finais de semana, dedetização de acordo com o cronograma previsto pelos técnicos sanitários.

Novidades e projetos
O prefeito Dr. Alcides confirmou o início das aulas na creche de Laras, iniciativa inédita, e também a manutenção do sistema didático apostilado e a distribuição do kit de material escolar gratuito que já está encomendado junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). “Educação foi uma prioridade posta em prática pelo nosso governo, ao lado da Saúde. Sabemos que oferecer qualidade nesse setor é oferecer um futuro promissor para nossas crianças e para nossa cidade. Vamos dar um novo salto em 2020. Desejamos uma ótima volta às aulas a todos os nossos alunos”, finalizou.