24/05/2018

Secretaria Municipal da Saúde comemora o Dia da Enfermagem.

No dia 18 de maio ocorreu a capacitação em comemoração ao dia do enfermeiro. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, a qual trouxe a contadora de histórias Debora Kikut, a fim de despertar nos participantes a voz da enfermagem.

O dia do enfermeiro é comemorado mundialmente no dia 12 de maio, com referência ao nascimento de Florence Nightingale, a “dama da lâmpada”, como era conhecida. Ela cuidou dos soldados feridos na Guerra da Crimeia, em 1854, e é considerada a precursora da enfermagem moderna. Anualmente o Conselho Regional de Enfermagem, em São Paulo (COREnSP), lança o tema da semana de enfermagem para que as instituições possam se organizar e realizar eventos em comemoração à data. Em 2018 o tema é “Enfermagem – uma voz que lidera a saúde”. Em Laranjal Paulista, todos os profissionais da saúde participaram do evento, sejam eles da Secretaria Municipal de Saúde ou do Instituto Alpha. A palestrante envolveu a todos com dinâmicas que propiciaram a reflexão sobre as vozes do profissional enfermeiro sob o olhar do próprio profissional e dos outros profissionais que dividem o mesmo espaço na produção do cuidado.

A Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Alpha agradecem a presença de todos e aproveitam para parabenizar os profissionais Enfermeiros, lembrando que esses profissionais tem o objetivo de cuidar de pessoas para atender suas necessidades, considerando a integralidade e complexidade dos seres humanos, sem se esquecer de que também é um ser, que tem voz, que lidera e que precisa de cuidados e no encontro desses seres a ação do enfermeiro deve ser respaldada pelo exercício da profissão com seus atributos e competências.