03/07/2019

Vila Dignidade comemora 5 anos

Neste mês de julho, o Vila Dignidade “Clemente de Campos Filho” completa 5 anos de existência. Para comemorar o mês de aniversário, foi realizada hoje uma missa em ação de graças presidida pelo Padre Athila José Tintino, da Paróquia São João Batista, juntamente com sua equipe paroquial. Estiveram presentes o prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Júnior, o secretário de Promoção Social, Reinaldo Contó e toda a equipe do CRAS “Vó Carola”.

A celebração atendeu aos pedidos de alguns dos idosos que lá residem e também contou com a presença de familiares do senhor Clemente de Campos Filho, o qual leva o nome do prédio. Após a celebração foi servido um café da manha a todos os presentes.

O Vila Dignidade também recebe celebrações de outras religiões, em respeito à diversidade religiosa de cada morador.

A estrutura tem 18 casas térreas no total. Estas casas foram projetadas para atender as necessidades dos idosos, com cômodos amplos, portas largas e banheiros adaptados com barras de apoio. As casas são entregues já com as principais mobilhas (como cama, guarda-roupas, mesa, cadeiras, armário de cozinha, fogão e geladeira). Cada casa possui um pequeno jardim que é cuidado pelo próprio morador.

As áreas comuns do condomínio também foram pensadas nas necessidades e principalmente na locomoção dos idosos com rampas de acesso e barras de apoio que percorrem todas as casas. Há um salão de convivência devidamente equipado com cozinha, banheiros masculino e feminino, smartv 3D e microsistem que garantem lazer e diversão aos idosos. Neste salão são realizados eventos organizados pela Secretaria de Promoção Social, através dos CRAS e seus grupos de idosos, além de outros que agreguem à melhor qualidade de vida dos idosos.

Há, ainda, uma sala de apoio onde atualmente é utilizada pela secretaria de saúde para o atendimento ambulatorial dos idosos. Além disso, há uma área comum destinada para horta, onde o plantio e cultivo é feito por aqueles idosos que se identificam com essa tarefa.

O Vila Dignidade está estrategicamente localizado entre uma Unidade Básica de Saúde um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que garantem um contato mais rápido e próximo aos idosos. Trata-se de um programa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o município.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Promoção Social e de Política Habitacional de Laranjal Paulista, pelos telefones: (15) 3283-1714 ou (15) 3283-7892, ou pelo e-mail assistencia@laranjalpaulista.sp.gov.br.