22/11/2018

XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada em Laranjal Paulista

Na última quarta-feira, 21 de novembro de 2018, foi realizada a “XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente” do município de Laranjal Paulista, que teve como tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências”.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Secretaria de Promoção Social e Política Habitacional do município. A Conferência teve por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e eleger Delegados(as) para XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Estiveram presentes o Excelentíssimo Prefeito Municipal, Alcides de Moura Campos Junior, o gestor da Política de Assistência Social, Reinaldo Contó, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sara Regina Squarizi Guimarães, bem como a vice-presidente da Câmara Municipal, Regina Maria de Araújo Abdala e a vice-primeira dama, Carmen Circe de Gois Pires de Campos, além de demais representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, crianças, adolescentes, usuários da assistência, trabalhadores de entidades e organizações de assistência social que executam Serviços e Programas Socioassistenciais em Laranjal Paulista.

Outros segmentos também estiveram presentes na Conferência e puderam contribuir no processo de avaliação da política de criança e adolescente.
Após as formalidades e palestra de abertura, houve apresentação artística das crianças que participam da Casa da Família “Vilma Benetton Fávero” do Distrito de Maristela e do “Projeto Espaço Amigo” da Vila Zalla. Na sequencia, os participantes dividiram-se em grupos para dinâmica de discussão dos eixos temáticos, de onde foram elaboradas propostas de deliberação que serão encaminhadas tanto para o município, ao Estado e à União. Além disso, houve a eleição de Delegados para representarem o município de Laranjal Paulista na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente a ser realizada no próximo ano.

O Prefeito, Dr. Alcides, em seu discurso de abertura, destacou a importância de se discutir política pública social voltada às crianças e adolescentes: “Devemos trabalhar para uma inclusão social cada vez mais efetiva, de modo que essa população tenha cada vez mais políticas que assegurem acesso a seus direitos, considerando a diversidade e as especificidades das crianças e adolescentes no nosso município”.

O Secretário de Promoção Social e Política Habitacional do município, Sr. Reinaldo, destacou a importância do evento: “As conferências de Criança e Adolescente são realizadas a cada dois anos, e através da Conferência Municipal é possível à definição de diretrizes para o aprimoramento dos trabalhos que são desenvolvidos no município com esse público, além de elaborar também propostas para as Conferências Estadual e Federal”