Prefeitura do Município de Laranjal Paulista

Cultura e Turismo

Secretário:

Fúlvio Antonio Scarme

Endereço:

Praça Antonio Alves Lima, Centro (Estação da Cultura)

Contato:

(15) 3283-4308 / (15) 3283-3271 cultura@laranjalpaulista.sp.gov.br e turismo@laranjalpaulista.sp.gov.br 

FanPage:

Acesse nossa página no Facebook, clique aqui!

Biografia:

Fúlvio Scarme iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. É formado em Regência Instrumental e de Banda Sinfônica pelo Conservatório de Tatuí e  teve como professor o maestro Dario Sotelo. Foi também integrante da Banda Sinfônica Jovem. Atuou como músico e professor de piano por muitos anos. Foi o idealizador do projeto que instituiu a Banda Municipal de Laranjal Paulista, no ano de 2003. Participou  de Várias Conferências Musicais e foi convidado a dirigir grupos na Espanha, Chile, Argentina, Portugal, Peru e Estados Unidos. 

A Secretaria:

A Cultura é a expressão legítima de cidadania e de qualidade de vida. Ela oferece ao cidadão um forte sentimento de pertencer à comunidade. E é focada nestes conceitos que a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo tem desenvolvido projetos que, além de ajudar a manutenção de nossas tradições e de nossa história, oferece a todos, eventos que dinamizam e democratiza a cultura, estimulando também o turismo, uma importante alternativa de geração de renda. Vários projetos proporcionam diversas opções de lazer aos laranjalenses e visitantes, valorizando e incentivando os artistas e as manifestações culturais locais e regionais.

Secretaria de Cultura e Turismo

Simplesmente fantástico. Poderia facilmente resumir o passeio que aconteceu no domingo dia 14 de janeiro com essas duas palavras. Mas vou elaborar um pouco mais este relato. O evento merece. Foram 50 privilegiados que puderam pedalar 30 km por lugares incríveis, acompanhadas de pessoas cheias de vontade e com uma alegria que, usando um clichê, chega a ser contagiante. Logo cedo 50 ciclistas de Laranjal, Botucatu, Tietê, Tatuí e Pardinho começaram a se reunir no ponto de encontro – Pesqueiro Luvizotto – para pedalar por terras laranjalenses e conhecer ou revisitar alguns de nossos mais belos lugares. Desta vez fizemos um roteiro onde pudemos ir à Pedreira Esmeralda que estava com sua água lindamente esverdeada, característica que lhe confere o nome, além de uma beleza sem igual.  Em manhã de Sol ela fica com uma cor que deixa os visitantes boquiabertos. E dá-lhe fotos!! Muitas fotos!  Seguimos nosso caminho e alguns quilômetros depois já estávamos no início da “Trilha Ninho dos Falcões”.  Esta trilha é dividida em 3 partes. Tem a parte alta com seu mirante de onde avistamos toda a redondeza, descendo a encosta do morro chegamos à parte intermediária da trilha. Neste trecho temos acesso a ponto de hidratação e degustação de cachaça artesanal, além de poder saborear as frutas da época no pomar. A próxima etapa da trilha é mais “selvagem” pois nesse trecho pedalamos pelo caminho cercado por eucaliptos e logo em seguida entramos na mata ciliar do ribeirão Bicame num single track (caminho estreito/único) que serpenteia a mata e que nos leva ao ribeirão e que por alguns metros caminhamos pelo seu leito carregando as bicicletas até o ponto onde subimos o barranco e continuamos até a saída da trilha já na vicinal Giovani Costa. O final do passeio foi no pesqueiro onde todos puderam matar a fome (pedalar dá uma fome inacreditável e comemos sem peso na consciência) saboreando a já famosa comida local.sista ao vídeo com os melhores momentos:

https://www.youtube.com/watch?v=u4mpclu16fs&feature=youtu.be  

Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"

Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"Passeio Ciclístico - "Ninho dos Falcões"