Secretaria Indústria, Comércio e Emprego

Leandro Moraes Leardini

Marília Pieroni

Endereço:

Rua Delfino de Melo, 63 - Centro

Contato: (15) 3383-9120

E-mail: [email protected]

 

 

Biografia:

Laranjalense, 34 anos, possui uma trajetória distinta e dedicada ao serviço público, refletindo seu comprometimento com o avanço de Laranjal Paulista.
Em 2014, ingressou na esfera pública como assessora parlamentar na Câmara Municipal, onde iniciou sua carreira. Sua atuação nesse papel serviu como fundamento para seu subsequente progresso profissional. No ano seguinte, foi designada para assumir a chefia de gabinete da presidência na mesma instituição, demonstrando suas habilidades organizacionais e capacidade de liderança.
O ano de 2017 marcou uma etapa transformadora em sua jornada, quando foi nomeada chefe de gabinete na Prefeitura. Durante ocupação, seu compromisso com a excelência administrativa e sua capacidade de enfrentar desafios foram notáveis, contribuindo para a eficácia das operações municipais.
Em maio de 2023, Marília Pieroni assumiu a posição de Secretária de Indústria, Comércio e Emprego, consolidando sua dedicação contínua ao desenvolvimento local. Seu histórico de realizações e sua compreensão abrangente das dinâmicas econômicas da cidade a tornam apta nessa esfera.

 

A Secretaria:

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do município. Além das atribuições comuns relacionadas à promoção e fomento das atividades industriais, comerciais e de emprego, essa secretaria também assume a responsabilidade pelos serviços integrados do Centro de Integração da Cidadania (CIC).

Suas principais atribuições incluem:

Desenvolvimento Industrial e Comercial: A secretaria trabalha para atrair investimentos industriais e comerciais para o município, promovendo um ambiente favorável aos negócios. Isso envolve a concessão de incentivos fiscais, a criação de políticas de apoio ao empreendedorismo local e a implementação de programas de capacitação para empresários.

Fomento ao Emprego: A secretaria busca estimular a geração de empregos por meio de políticas e programas que fortaleçam o mercado de trabalho local. Isso pode envolver a intermediação de mão de obra, a promoção de feiras de emprego, a capacitação profissional e a articulação com empresas para criar oportunidades de trabalho.

Desenvolvimento de Políticas Públicas: Elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável, incluindo a diversificação do setor industrial e a melhoria do ambiente de negócios.

Apoio ao Microempreendedorismo: A secretaria auxilia micro e pequenos empresários, fornecendo orientação sobre aspectos legais, regulatórios e administrativos, além de oferecer suporte para obtenção de crédito e acesso a mercados.

Serviços Integrados do CIC: Além das atribuições convencionais, a secretaria também coordena os serviços integrados do Centro de Integração da Cidadania (CIC). Isso engloba a prestação de serviços públicos essenciais à população, como emissão de documentos, orientação jurídica, atendimento social e cursos de capacitação.

Parcerias e Articulação: A secretaria atua como intermediária entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil, estabelecendo parcerias estratégicas que fortaleçam a economia local. Isso pode incluir colaborações com entidades empresariais, instituições de ensino e organizações sociais.

Monitoramento e Avaliação: É responsável por monitorar e avaliar os impactos das políticas implementadas, ajustando estratégias conforme necessário para garantir o alcance dos objetivos de desenvolvimento econômico e geração de emprego.

Inovação e Tecnologia: Em muitos casos, a secretaria também promove a inovação e a adoção de tecnologias nas indústrias e empresas locais, visando aumentar a competitividade e a produtividade.

Em resumo, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego desempenha um papel integral na promoção do crescimento econômico, na criação de oportunidades de trabalho e no fortalecimento do setor empresarial, incluindo a gestão dos serviços integrados do Centro de Integração da Cidadania para atender às necessidades da população de forma abrangente.